Enquanto o truste é uma união vertical ou horizontal de empresas de um mesmo segmento, o cartel é um apenas um acordo entre diversas empresas independentes. Elas atuam principalmente para combinar preços e agir em conjunto no intuito de dominar um mercado.
Resumindo: A empresa holding é uma empresa que controla duas ou mais empresas do mesmo segmento, que não são necessariamente concorrentes e nem detém a maior parte do mercado. Enquanto isso, trustes são negócios gigantescos que se fundem para obterem fatias ainda maiores do mercado.
Oligopólio: Condições de mercado onde um pequeno conjunto de empresa comercializa os seus produtos. Truste: Condições de mercado onde muitas empresas grandes se unem para tomar conta do mercado. Cartel: Condições de mercado onde varias empresas realizam um acordo para não modificar os preços, fixando o mesmo preço.
CONCLUSÃO TRUSTES= Fusão de empresas; CARTÉIS= Acordos entre empresas ou trustes; CONGLOMERADO= Fusão de trustes. ...
A formação de um cartel, cartelização, é feita a partir de um grupo de empresas que cooperam entre si, limitando a produção de um produto, o que faz com que os preços subam. ... O efeito de um cartel é ruim aos consumidores, que pagam mais caro pelos produtos do que quando existem várias empresas em concorrência.
A lógica de um cartel é fazer com que concorrentes se unam para eliminar a livre-concorrência. Isso beneficiaria as empresas cartelizadas, possibilitando lucros maiores e domínio sobre o mercado. ... Por outro lado, o cartel prejudica fortemente o consumidor – já que este passa a ter uma menor liberdade de escolha.
O cartel é um acordo ilegal entre empresas que dominam determinado setor econômico, no intuito de neutralizar os concorrentes, já o monopólio é uma forma imperfeita de dominar um mercado de determinado produto ou serviço impondo preços aos que comercializam.
O oligopólio constitui um regime específico de mercado, caracterizado pela presença de poucas empresas. ... Em contraste, o cartel constitui uma combinação entre agentes do mercado para aumentar preços, boicotar um concorrente efetivo ou potencial, dividir mercados ou fazer tudo isso ao mesmo tempo.