O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo.
O genótipo pode ser definido como a constituição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de genes recebidos do pai e da mãe. São esses genes, juntamente às influências do meio, que determinarão o fenótipo de um ser. ... O genótipo de um organismo não pode ser alterado, diferentemente de um fenótipo.
Por exemplo, se você tem olhos azuis, sabe-se que você é "a" "a" , homozigoto. Agora, se você tiver olhos castanhos mas sua mãe tiver olhos azuis e seu pais olhos castanhos, sabe-se que você tem um gene "a" da sua mãe e um gene "A" do seu pai, portanto é heterozigoto.
Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.
Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes. Considerando o exemplo da produção da melanina, podemos dizer que um indivíduo heterozigoto seria representado por Aa.
Resposta. Indivíduos homozigotos são aqueles que possuem alelos iguais, considerados puros. Homozigoto recessivo são aqueles que possuem dois alelos "mais fracos" ou de menor predominância. Os olhos azuis exemplificados ali em cima mostram a sua grafia, em letras minúsculas.
O conceito de homozigoto representa indivíduos formados a partir de genes alelos idênticos, por isso, chamados de "puros". Os gametas produzidos em organismos homozigóticos são iguais e podem ser representados por: Homozigotos dominantes: (AA, BB e VV) - Letras maiúsculas em genes dominantes.
Resposta: Homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos. Heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica.
Gene recessivo é um gene q sua característica não está expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos , e só se manifesta na ausência de seu gene contrário dominante.
Hereditariedade é o sistema biológico de transmissão de certas características dos seres vivos entre gerações. Para o pleno funcionamento dessa estrutura precisa-se dos genes – pedaço do DNA (ácido desoxirribonucleico) que abriga as informações genéticas.