A cor azul é abundante no céu e nas águas, mas não entre os organismos vivos. Em aves é resultado da forma como as penas filtram a luz branca e refletem luz azul, não pela presença de pigmento. Entre os minerais, pigmentos azuis muitas vezes contêm metais que podem ser tóxicos. Nas plantas, é uma cor ainda mais rara.
Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Wisconsin-Madison tentou descobrir qual é a cor mais popular do mundo e revelou que as pessoas preferem o azul por causa das “boas vibrações”. O estudo feito em 2011 se baseou em dados coletados durante sete anos.
Quais são as cores dos aparelhos dentários?
Borrachinhas transparentes ou pratas ajudam a disfarçar o aparelho; O amarelo ajuda a realçar o branco dos dentes; Em caso de dúvida, opte por alguma cor mais clara que não tem erro!
Se você é uma pessoa discreta e não abre mão do pretinho básico, as cores de aparelho mais recomendadas para seu caso são as escuras. Você pode optar por borrachinhas pretas, azul marinho ou verde-escuro, que são cores que combinam praticamente com todas as roupas, além de não destacar excessivamente o seu sorriso.
As cores escuras ganham destaque quando o assunto é a manutenção da tonalidade das borrachinhas: o preto e o azul marinho não desbotam com facilidade. As borrachinhas nas cores azul cristal, vermelho, verde musgo, verde mar, verde pérola, roxo, rosa pink, rosa pérola e vinho também também são uma boa opção.
“Não existe uma forma específica de evitar o manchamento das borrachinhas”, afirma Sérgio. Portanto, o melhor a fazer é evitar esses alimentos corantes. Outra alternativa é optar pelas ligaduras de cores mais escuras, nas quais não será possível notar manchas.
Tons de pele, olhos e cabelo mais escuros tendem a combinar mais com cores como rosa, azul escuro, laranja, verde ou turquesa. Já quem tem tons de pele, cabelo e olhos mais claros podem contrastar usando cores como vermelho, vinho, azul petróleo ou verde escuro.
Se você sabe que seus dentes estão amarelados ou manchados, escolha cores mais escuras, que podem fazer com que eles pareçam mais branco. Evite elásticos amarelos ou laranja, que não contrastam tanto e que podem fazer seus dentes parecerem amarelos também.
A borrachinha do aparelho perdeu a cor original, o que pode ter acontecido? É bem comum que as ligaduras elásticas desbotem ou que até mesmo mudem de cor depois de certo tempo. Isso acontece porque elas são feitas de látex e tingidas artificialmente.
Segundo a especialista, em geral, as borrachinhas devem ser trocadas mensalmente, tempo necessário para que o organismo responda a ativação ortodôntica realizada na última consulta. Para evitar problemas no tratamento, o recomendado é fazer a troca apenas no consultório.
Elas são capazes de produzir diferentes efeitos dentários, já que existem diferentes tipos de borrachinha. Seja qual for o seu, as ligaduras com certeza são queridinhas, as responsáveis por colorir o sorriso. Mas elas podem simplesmente se soltar do aparelho dentário, colocando o paciente na dúvida do que fazer.
Borrachinhas Coloridas, Pequenas e Bastante Finas São mais frágeis e só podem ser trocadas pelo ortodontista, nunca pelo paciente. As borrachinhas coloridas podem ser individuais ou em cadeia, como se formassem uma corrente. Neste segundo caso, são usadas para fechar espaços interdentais.
As borrachinhas em corrente é mais usada para movimentar os dentes na horizontal e fechar espaços entre eles. “E também existem as borrachinhas intermaxilares que tem diversas finalidades: fechar a mordida e ajustar melhor a mordida e o encaixe dos dentes”, explica. Esse último tipo corresponde ao elástico ortodôntico.
O elástico ou ligadura, que é mais conhecido como borrachinha, possuem uma das principais funções do aparelho durante o tratamento ortodôntico. Elas fazem com que haja a ativação da movimentação dos dentes.