Nessa fase da vida, dois hormônios produzidos pela adeno-hipófise agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chamados de gonadotrofinas por atuarem sobre as gônadas.
FSH Baixo. Na mulher: Os ovários não estão produzindo óvulos de forma adequada, gravidez, anorexia nervosa, uso de corticosteroides ou da pílula anticoncepcional. No homem: Pouca produção de espermatozoides, diminuição da função da hipófise ou do hipotálamo, estresse ou baixo peso.
Esses hormônios também podem ser chamados de gonadotrofinas porque atuam sobre as gônadas (nesse caso, os testículos, que estimulam seu funcionamento e desenvolvimento). No homem, o principal hormônio sexual é a testosterona, produzida pelas células intersticiais do testículo, também chamadas de células de Leydig.
Níveis baixos de FSH e LH são consistentes com insuficiência ovariana secundária causada por problemas na hipófise ou no hipotálamo.
Hormônio luteinizante (LH): o que é e porque está alto ou baixo. O hormônio luteinizante, também chamado de LH, é um hormônio produzido pela hipófise e que, nas mulheres, é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona, possuindo papel fundamental na capacidade reprodutiva da mulher ...
No início de cada ciclo, quando a menstruação ocorre, há liberação hipofisária de pequenas quantidades de FSH e LH (pequenos pulsos), que juntos provocam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos . O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno.
Na mulher o LH estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, que passa a secretar a progesterona, um segundo hormônio ovariano que provoca o desenvolvimento das mamas e prepara e mantém a mucosa do útero para a gestação.
O LH age no testículo favorecendo a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Na mulher, o FSH e o LH participam do ciclo menstrual. Nesse ciclo haverá a formação do ovócito e a produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, que preparam o útero para uma possível gravidez.
Quando a quantidade de estrogênio atinge o seu máximo, o óvulo está pronto para ser liberado. O cérebro produz então um pico de hormônio luteinizante (LH) desencadeando a ovulação. A liberação do óvulo do folículo, ocorre cerca de 24 horas depois (10 a 12 horas após o pico de LH) (13, 17).
Como saber se eu estou ovulando?
O melhor horário para se fazer o teste de ovulação é entre as 15 e 19 horas, pois é quando o pico de LH se dá com maior intensidade. O LH aparece na urina após a maturação do folículo e antes da liberação do óvulo.
O Resultado Positivo do Teste de Ovulação é Confiável Para Gravidez? O teste de ovulação não tem a finalidade de dar resultado de gravidez, por isso é necessária muita cautela antes de sair comemorando a gestação.
1. Escolha alimentos saudáveis
O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.