Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica. A numérica, como o próprio nome sugere, é utilizada basicamente por números; já a gráfica utiliza-se de uma esquematização.
5 tipos de escalada incríveis que você precisa conhecer
Escalada
Ela é classificada em diferentes níveis: tradicional, esportiva, livre solo, indoor, artificial, boulder, guiada, top rope, psicobloc, big wall e travessia.
Quais são as modalidades da escalada esportiva? De acordo com o especialista, existem basicamente quatro modalidades de escalada no Brasil: a tradicional, esportiva, de boulder e "big wall" (o nome vem do inglês "grande parede" e define um estilo livre de escalada em uma grande parede de rocha).
A escalada esportiva pode ser praticada em qualquer local que possua uma parede de alpinismo. No Brasil a atividade está bastante difundida. Nas principais cidades já existem academias e clubes que oferecem toda estrutura para a prática do esporte.
A escalada teve a sua origem nos Alpes, durante o século XVIII, quando os alpinistas começaram a querer conquistar as montanhas pelo caminho mais difícil. Para tal, desenvolveram um conjunto de técnicas e materiais que lhes permitia superar as grandes paredes alpinas.