Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). ... É importante ressaltar que um átomo isolado também representa um elemento químico.
O ununóctio (elemento 118) tem a maior massa atômica de todos os elementos sintetizados até agora. Em 2002, cientistas do Instituto Unificado de Pesquisas Nucleares de Dubna, na Rússia, confirmaram sua existência. Seu átomo é altamente instável, o que dificulta seu estudo experimental.
Os elementos posteriores ao férmio (Z=100) são chamados de transférmicos. Até hoje a IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) só reconheceu oficialmente até o elemento de número atômico 111.
Propriedades. Por se tratar de um elemento extremamente radioativo e de vida muito curta, sem contar que faltam isótopos de vida longa o suficientes, suas propriedades químicas e físicas não possam ser investigadas na prática.
Este metal é altamente radioativo podendo se acumular nos ossos, tornando o seu manuseio perigoso. O valor do grama custa US$ 4000.
ródio
1. Antimatéria: R$ 18,6 trilhões por grama. Para criar a antimatéria é necessário nada menos que a tecnologia mais avançada disponível e o CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo. O CERN cria pequenas quantidades suficientes para que uma equipe de cientistas a estudem.
A antimatéria é uma poderosa fonte de energia que é capaz de liberar energia com 100 por cento de eficiência (a fissão nuclear é 1,5 por cento eficiente). Ela não é poluente nem radioativa (embora sua aniquilação gere radiação gamma), e com apenas uma gota poderia abastecer Nova Iorque durante um dia inteiro.
Uma das possibilidades de aplicação da antimatéria é a construção de motores superpotentes, semelhantes aos motores utilizados por naves em filmes de ficção científica, como Jornada nas Estrelas e Star Trek.
A antimatéria cria-se no universo como resultado da colisão entre partículas de alta energia, como ocorre no centro das galáxias, entretanto, não se tem detectado nenhum tipo de antimatéria como resíduo do Big Bang, coisa que ocorre com a matéria normal.
Os neutrinos são partículas subatômicas desprovidas de carga elétrica, extremamente leves e que existem em enorme abundância na natureza. ... Aproximadamente 65 bilhões de neutrinos passam através de cada centímetro quadrado da superfície terrestre por segundo.
A antimatéria é o inverso da matéria. As antipartículas possuem as mesmas características das partículas elementares, mas apresentam carga elétrica oposta. Literalmente, a antimatéria é o inverso da matéria.
Matéria escura é a denominação dada a uma grande quantidade de matéria de natureza desconhecida cujo efeito afeta gravitacionalmente a dinâmica das galáxias e do próprio Universo.
É uma parte do Universo que os astrônomos sabem que existe, mas ainda não sabem exatamente o que seja. É matéria, porque se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz. ... Hoje em dia, calcula-se que el corresponda a mais ou menos 95% do Universo.
A matéria escura apresenta flutuações em sua densidade que crescem com o tempo, com áreas mais densas adquirindo cada vez mais matéria devido à sua atração gravitacional. A energia escura, por outro lado, parece seguir uma distribuição uniforme, com a mesma densidade no espaço.
Na cosmologia, matéria escura é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma (ou interage muito pouco com ela mesma).
A matéria escura, da mesma forma que a matéria normal (formada de prótons, neutrons e elétrons), possui gravidade, exercendo força de atração sobre a matéria. Ela é chamada escura porque não emite radiação eletromagnética, e portanto não pode ser detectada em nenhuma faixa do espectro eletromagnético.
A matéria escura também não interage com a luz, então você não pode vê-la. Também não parece interagir muito com ela mesma, portanto, por esse motivo, a matéria escura não pode formar "aglomerados", como planetas ou estrelas. Em vez disso, provavelmente existe de forma difusa.
Fritz Zwicky
Matéria escura, com 27%, e energia escura, com 68% de todo o universo. O universo é quase todo constituído por componentes chamados de "escuros" porque simplesmente nunca os vimos.
Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Além dessas características, ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos.