Quais So Os Tipos De Desmaio?

Quais so os tipos de desmaio

Desmaio é a perda total e transitória da consciência e do tônus postural, seguida de uma recuperação espontânea, e ocorre devido a diminuição do fluxo sanguíneo e oxigênio para o cérebro.

A sensação de desmaio pode ser causada por emoções fortes, ataques de pânico, mudanças bruscas na posição do corpo, exposição prolongada ao calor, anemia, hipoglicemia, infarto ou AVC, por exemplo. 

Possíveis causas

Isto porque nessas situações pode ocorrer um reflexo involuntário do organismo que estimula o nervo vago, resultando em queda da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, o que reduz brevemente o fluxo de sangue para o cérebro.

Essas causas comuns praticamente sempre causam desmaio apenas quando as pessoas estão em pé. Quando elas caem, o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, restabelecendo rapidamente a consciência, mesmo que muitas pessoas não se sintam completamente normais por algumas horas. Alguns se sentem cansados ou exaustos por muitas horas. Essas causas tendem a não ser sérias, exceto quando as pessoas se machucam ao caírem.

O que fazer quando alguém desmaia

O que fazer quando alguém desmaia

Mudanças bruscas de posição, como levantar-se rapidamente da posição sentada ou deitada, podem causar uma rápida diminuição da pressão arterial e causar sensação de desmaio.

A síncope postural ou hipotensão ortostática ocorre quando há uma queda brusca da pressão arterial, que pode surgir por se levantar muito depressa, desidratação, diarreia, consumo excessivo de álcool, neuropatia periférica ou uso de remédios. Confira todas as causas da hipotensão ortostática.

Se o desmaio tiver um desencadeador aparente (como uma emoção forte), for precedido por sintomas (como sensação de desmaio iminente, náusea ou sudorese) e a pessoa necessitar de alguns minutos para se recuperar, trata-se provavelmente de uma síncope vasovagal, que não é grave.

Cólera

Pessoas saudáveis podem desmaiar após ficarem em pé por um longo período (mais comum em soldados, trata-se de um fenômeno conhecido como síncope das paradas militares), pois os músculos das pernas precisam estar ativos para auxiliar o sangue a voltar para o coração.

O que fazer: é recomendado levantar lentamente da posição sentada ou deitada para evitar a queda brusca da pressão arterial, especialmente em idosos, pois pode aumentar o risco de quedas e fraturas ósseas. 

12 causas de sensação de desmaio 

12 causas de sensação de desmaio 

No caso do desmaio ter sido causado por causas emocionais ou exercícios físicos intensos, o médico deve recomendar evitar os estímulos que possam causar o desmaio, e em alguns casos remédios como antidepressivos ou beta-bloqueadores, por exemplo.

Em todos os casos, o médico realiza uma avaliação dos sintomas e histórico de saúde, além de solicitar exames para que a causa da sensação de desmaio seja diagnosticada e assim, indicar o tratamento mais adequado.

Tratamento para o desmaio

Em geral, se o desmaio for resultado de uma lesão ou tiver ocorrido diversas vezes (particularmente em um período), é recomendada uma avaliação mais completa. Os exames de imagem do coração e do cérebro não são feitos rotineiramente, a menos que o médico suspeite de um problema no coração ou no cérebro.

O diagnóstico do desmaio é feito pelo clínico geral através da avaliação dos sintomas e sua duração, assim como do histórico de saúde, de uso de remédios e das situações que possam ter levado ao episódio de desmaio.

Como confirmar o diagnóstico

A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro, que é importante para produzir a hemoglobina e formar as hemácias, que são células que transportam oxigênio para os tecidos do corpo.

O que fazer: deve-se ir para uma sombra ou uma área mais fresca, beber bastante água fria, bebidas com eletrólitos ou soro caseiro, para manter o corpo hidratado e remover o excesso de roupa, roupas apertadas ou pesadas. No caso dos sintomas não melhorarem, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente, para realizar o tratamento que envolve aplicação de soro na veia e resfriamento do corpo.

O que fazer se tiver sensação de desmaio

Algumas pessoas sentem vertigem ou tontura antes de desmaiar. Outras podem ter náusea, sudorese, visão turva ou em túnel, formigamento dos lábios ou pontas dos dedos, dor torácica ou palpitações. Com menor frequência, há pessoas que desmaiam repentinamente, sem nenhum sintoma.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Geralmente, é possível perceber que vai desmaiar, pois alguns sintomas surgem antes do desmaio, como tontura, fraqueza, náusea ou visão turva, que podem ocorrer de forma repentina. 

Testes e diagnóstico

Testes e diagnóstico

Os médicos podem pedir às testemunhas do episódio que descrevam o evento. Um desmaio repentino e brusco, sem nenhum sintoma ou razão aparente, sugere doença cardíaca. Se o desmaio for precedido por período curto de sintomas, como sensação de desmaio iminente, náusea, bocejo, visão turva ou sudorese, e ocorrer durante uma situação desagradável ou dolorosa, é provável que seja uma síncope vasovagal, que não é perigosa.

A hipoglicemia é a redução acentuada da glicose no sangue, resultando em sintomas como tontura, tremor, suor frio, pele pálida, palpitação cardíaca, confusão mental ou sensação de desmaio, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de hipoglicemia.  

O que é risco de síncope?

Em ocasiões de muito esforço físico, choque ou queda de pressão, é comum que o indivíduo tenha um desmaio — o nome popular para síncope. Embora a recuperação seja rápida, é um momento de susto e até de desespero para quem está por perto.