Os sistemas de contas da Contabilidade Pública são classificados em: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação.
O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público, exceto as empresas públicas de direito privado. ... O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.
O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de ...
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
para operacionalização dos subsistemas contábeis (custos, gestão patrimonial, orçamento, escrituração etc). Neste modelo, faz-se necessário um conceito de estrutura de conta mais abrangente e de maior escopo, denominado de conta gerencial ou ampliada.
O sistema de informação contábil pode ser definido como o conjunto de recursos humanos e de capital dentro da organização o qual é responsável pela preparação de informações financeiras e também das informações obtidas da coleta e processamento dos dados das transações.
O sistema de informação contábil é um dos tipos de sistema de informação que pode existir e ele possibilita que as empresas tomem decisões no tocante aos aspectos financeiros e gerenciais, o que permite que esses processos sejam analisados e avaliados de forma mais eficiente.
As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. ... Essas informações colaboram não só para a administração como também para a tomada de decisão. Para isso, o empresário ou gestor precisa estar a par de todas as funções de um relatório contábil.
O ponto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para a administração. É o processo de produzir informação operacional financeira para funcionários e administradores.
Portanto, as características qualitativas fundamentais são: RELEVÂNCIA e REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA. Além disso, a informação contábil-financeira pode ser melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para no gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômico - financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões.
A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duas funções que julgamos imprescindíveis ao lidar com Contabilidade. Função econômica: Apurar o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo.
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
A Contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que vem crescendo, pois tem como objetivo fornecer informações aos administradores de empresas que os auxiliam em funções gerências.
O Contador Gerencial tem como função identificar, medir, acumular, analisar, interpretar e relatar informações que são essenciais para a administração de uma empresa.
A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
A contabilidade gerencial fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa. ... Por estar sempre em contato com as transações da empresa, o contador poderá coletar dados que serão úteis na gestão do empreendedor.
Dentre as características da contabilidade gerencial destacam-se a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação das informações coletadas.
A Contabilidade Financeira baseia-se em dados históricos, já a Contabilidade Gerencial, por apoiar na tomada de decisão, tem ênfase no futuro. ... Relatórios gerados pela Contabilidade Financeira devem respeitar procedimentos legais, enquanto que para a Contabilidade Gerencial não existe um formato prescrito.
A contabilidade financeira avalia todas as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio da empresa, traz informações relevantes para o controle de operações, facilita o planejamento e, consequentemente, é um importante suporte para a tomada de decisões.
Enquanto que a contabilidade gerencial oferece um feedback aos gestores da empresa, a contabilidade financeira tem a função de fornecer dados e informações fiscais e financeiras da companhia, para terceiros, sejam eles, sócios, acionistas, credores, investidores, clientes, entre outros.
Custo Contábil x Gerencial Podemos dizer que a o Custo Contábil oferece informações do passado, os histórico, já o Custo Gerencial utiliza este histórico financeiro mas mas também considera informações qualitativas para fazer previsões para o futuro.
Contabilidade financeira é o conjunto de informações contábeis que fornecem dados (como vendas, despesas, compras, margem) para avaliação da dinâmica empresarial de resultados. ... serão base para a contabilidade de custos, já que não existe uma “contabilidade de custos” independente, à margem da contabilidade.
A diferença entre controladoria e contabilidade A principal delas é o conhecimento contábil, pois a controladoria é mais voltada para a gestão estratégica do negócio. ... Por outro, o de controladoria utiliza todos esses dados em seu dia a dia. Com ambos, coordena-se o planejamento estratégico e o orçamento da empresa.