Apenas alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético.
Os principais representantes do reino Fungi são os cogumelos, os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras (ou fermentos).
- Eles são decompositores de matéria orgânica, é por isso que contribuem para a solubilização de nutrientes para plantas e solo. Alguns agem como controladores biológicos impedindo o crescimento de bactérias. - Eles são usados para a produção de antibióticos, como a penicilina.
A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários. Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
a) A estrutura de locomoção de cada organismo é: I: Pseudópodes. II: Cilios. III: Flagelo.
Os Cílios e Flagelos São estruturas móveis, encontradas externamente em células de diversos seres vivos. Os cílios são curtos e podem ser relacionados à locomoção e a remoção de impurezas.
Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.