Salmos de Salomão
No Judaísmo e no Protestantismo, a numeração usada para os Salmos sempre foi a de tradição original hebraica. ... Porém, estudiosos consideram essa numeração errada, uma vez que certos salmos, que parecem ser um só, estão separados, enquanto outros, de assuntos bem diferentes, estão juntos.
Muitas pessoas diferentes têm conectado a música para as palavras do salmo. John Milton, poeta inglês, traduziu Salmo 1 em versículo inglês em 1653. Robert Burns, poeta escocês, escreveu-lhe uma paráfrase, referindo-se a "o homem, na vida, onde quer plac'd... que não anda no caminho dos ímpios!"
O salmo 1 revela o contraste entre a atitude do justo e a atitude do ímpio. Ou seja, o salmista apresenta a diferença entre a pessoa que teme a Deus. O outro caminho é de juízo sobre os ímpios que andam escarnecendo, em rebeldia e transgressão a palavra do Deus. ...
O primeiro é o conhecido salmo 23, escrito quando Davi ainda não tinha passado por sofrimento e professava fé mais ingênua. Ele morava na corte real e ainda gozava do favor do rei Saul e refletiu no texto do salmo 23 sobre sua vida simples, mas agradável, quando era simples pastor de rebanhos.
O nome de Davi aparece no título de um total de 73 salmos como o autor: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 68, 69, 69, 70, 72, 86, 101, 103, 108, 109, 110, ...
Único entre os Salmos, este é atribuído a Moisés, sendo assim o primeiro Salmo a ser escrito cronologicamente.
Há argumentos, que por ser um livro poético, os Salmos não possuem capítulos; e enfatizam, poesias não se dividem em capítulos e sendo assim, em vez de dizer " Salmo capítulo 23" é apropriado, dizer "Salmo 23. ... Embora sabemos, que os Salmos não narram uma história com começo, meio e fim.
Significado de Salmista substantivo masculino e feminino Pessoa que compõe salmos. O Salmista, o rei Davi.
Por um lado, devemos ler lenta e deliberadamente, a fim de sentirmos através dos cinco sentidos, em que a verdade de Deus está contida. Tente ler um Salmo em voz alta que um procedimento dentre o “ritual” que todas as pessoas no mundo antigo faziam para conseguir atingir seus objetivos com a utilização dos salmos.
Nas sinagogas os Salmos eram cantados de forma antifônica, a congregação muitas vezes repetia o primeiro versículo do salmo em questão depois de cada verso cantado pelo chanter. 'Aleluia' era a palavra com a qual a congregação era convidada a participar nesse canto.
Ele é uma “leitura cantada” e por isso não deve ser “ministrado”. Coisas do tipo: “só vocês!”, “agora quero ouvir sua voz”, “todos…” não são apropriadas. Apenas ore através do canto. O Salmo, como parte integrante da Liturgia da Palavra, deve ser cantado do ambão e deve ser tomado do lecionário.
Para cada missa, o missal apresenta, além de três orações presidenciais coleta, sobre as oblatas ou sobre as oferendas e depois da comunhão, as antífonas de entrada e da comunhão, as quais não sendo cantadas pela assembléia, é recitada as vezes por alguns sacerdotes.
“Para exercer essa função de salmista, é muito conveniente que, em cada comunidade eclesial, haja leigos dotados da arte de salmodiar e de uma boa pronúncia e dicção. O que se disse anteriormente sobre a formação dos leitores também se aplica aos salmistas (OLM 56).”
É necessário ler o salmo diariamente, sempre 3 vezes seguidas, em voz alta, num horário escolhido e apropriado A leitura deve ser repetida no mesmo horário diariamente e pode ser feita em frente ao altar e poderão ser acesos uma vela e um incenso, de aroma suave, criando atmosfera apropriada para oração e energização.
Salmo 91
Salmo 91 da Bíblia Sagrada