O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Em humanos, localiza-se na cavidade abdominal, entre o esôfago e o intestino delgado. É no estômago que ocorre uma importante etapa do processo digestivo. Nele, existem glândulas que produzem o suco gástrico, responsável por envolver os alimentos em digestão e transformar o bolo alimentar em quimo.
A artéria esplênica também dá origem às artérias gástricas curtas e à artéria gástrica posterior, que suprem diretamente o fundo e a parte superior do corpo do estômago. A parte pilórica recebe sangue arterial da artéria gastroduodenal, que é um ramo da artéria hepática comum.
Os sintomas de enterite desenvolvem-se à medida que há maior inflamação na mucosa do intestino, sendo os principais.
No homem e nos restantes primatas, o intestino é dividido em delgado e grosso. O delgado é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes e o intestino grosso pela absorção da maior parte da água, dando consistência firme às fezes.
Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é a porção do Sistema Digestório responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal. Ele constitui a parte final do tubo digestivo e possui rica flora bacteriana.
O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), reto e ânus. A primeira é o ceco, segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo.
A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.
Resposta. - As principais funções do intestino grosso são a ABSORÇÃO DA ÁGUA q não foi absorvida no intestino delgado e formação, transporte e evacuação das fezes.
O estômago se dilata, aumentando de tamanho para receber a refeição, podendo acomodar até 2 litros. Os músculos estomacais se contraem repetidamente em movimentos ondulatórios, empurrando o bolo alimentar em direção ao intestino. O esfíncter pilórico relaxa, pois o intestino já está preparado para receber a comida.