Classificação dos Prismas Prisma Reto: possui arestas laterais perpendiculares à base, cujas faces laterais são retângulos. Prisma Oblíquo: possui arestas laterais oblíquas à base, cujas faces laterais são paralelogramos.
Chamamos paralelepípedo a este prisma. Todas as suas faces têm a forma de rectângulos. Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. Este sólido geométrico é chamado prisma triangular porque as suas bases são triângulos.
Enquanto em uma pirâmide as arestas se encontram em um único vértice (que é denominado vértice da pirâmide), em um prisma existem duas bases, de modo tal que as arestas ligam as duas bases (inferior e superior) do sólido geométrico.
Basicamente a única diferença é o topo: na pirâmide é um vértice, no prisma é mais um lado. A pirâmide tem uma base e no topo um vértice; o prisma tem uma base e um topo que é igual à base.
Um cone K, tendo como base uma figura plana F, e como vértice um ponto P situado fora do plano de F, é a reunião dos segmentos de reta que ligam o ponto P a todos os pontos de F. ... Um cone cuja base é um polígono chama-se uma pirâmide. As faces de uma pirâmide são triângulos.
O cilindro e o cone são sólidos geométricos de revolução. O cilindro possui duas bases e o cone possui apenas uma base. ... O cilindro possui duas bases, que são circunferências paralelas. Já o cone também possui base que é circunferência.