Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o ...
A ONU conta com seis órgãos principais:
Neste texto apresentamos uma lista de alguns dos principais órgãos do corpo humano, são eles: esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso, traqueia, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, próstata, pele, cérebro e medula espinhal.
Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembleia Geral ; o Conselho de Segurança; o Conselho Econômico e Social; o Conselho de Direitos Humanos; o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal).
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros: 5 permanentes e 10 não-permanentes, que são eleitos para mandatos de dois anos pela Assembleia Geral. Segundo o artigo 23º da Carta das Nações Unidas, os Membros Permanentes do Conselhos de Segurança são: Estados Unidos da América.
Está composto de 15 membros, dez não-permanentes, eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos (sem possibilidade de reeleição imediata), e cinco membros permanentes, detentores de poder de veto (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia). Cada membro do Conselho tem direito a um voto.
A ONU é bem estruturada e possui diversos órgãos, sendo que um dos mais importantes é o Conselho de Segurança, responsável por observar e se reunir para discutir sobre qualquer potencial problema que possa comprometer a paz mundial.
O Conselho de Tutela tinha a função de proteger povos sem governo próprio sendo composto por membros do Conselho de Segurança e outros eleitos pela Assembleia Geral. Foi desativado em 1997, três anos após a independência da última colônia, Palau, que se tornou um Estado membro das Nações Unidas, em dezembro de 1994.
O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (Estado sucessor da União Soviética) e a República Popular da China. Os demais dez membros são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos.
O Secretariado presta serviços a outros órgãos da Organização das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram. Seu principal mandatário é o Secretário-Geral, que é nomeado pela Assembleia Geral da ONU, seguindo recomendação do Conselho de Segurança.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (link externo) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (link externo) Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) (link externo) Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) (link externo)
Atualmente, funcionam no Brasil os seguintes Programas e Fundos da ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); o Fundo de ...
Há muitas organizações e agências que funcionam para trabalhar em questões específicas. Algumas das mais conhecidas são a OIT, a FAO, a UNESCO, o UNICEF, o FMI, o Banco Mundial, a OMS e a OMC. A maioria das agências está vinculada a um único órgão principal e, desenvolvem diversos programas segundo sua função.
Pode-se afirmar que os maiores contribuintes para a manutenção dos programas e agências da ONU, são aqueles que possuem uma melhor capacidade econômica. A partir destas informações, percebe-se que os países com maior potencial financeiro envolvem os Estados Unidos, Noruega e Suíça.
Agências da ONU presentes no Brasil
Margareth Farani Azevedo
A OMS (Organização Mundial da Saúde) ou WHO (World Health Organization), é um agência especializada das Nações Unidas, destinada às questões relativas a saúde. Foi fundada em 7 de abril de 1948. Tem como objetivo garantir o grau mais alto de Saúde para todos os seres humanos.
A agência especializada não é obrigatoriamente fundada pela ONU, porém é incorporada pelo Sistema das Nações Unidas sob a validade da Carta da Organização. As agências atuam em esferas específicas, como: economia, segurança, energia e cultura, entre outras.