As origens de recursos são representadas pelos aumentos no Capital Circulante Líquido, e as mais comuns são: ... As aplicações de recursos são representadas pela redução do Capital Circulante Líquido entre o início e o término de determinado período.
Entende-se por fonte de recursos a origem ou a procedência dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade. É necessário, portanto, individualizar esses recursos de modo a evidenciar sua aplicação segundo a determinação legal.
As fontes de capital devem ser compostas por fontes de longo prazo e permanentes, mas nem sempre essas fontes estão disponíveis, o que obriga empresas a financiarem suas atividades com recursos de curto prazo. São diversas as modalidades de financiamentos existentes no mercado financeiro.
O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio.
Dessa forma, as principais fontes de capitais de terceiro são os bancos que fornecem crédito através de empréstimos e as financeiras que financiam um valor sob o caráter de investimento, ou seja, uma injeção de capital cujo destino foi previamente combinado entre as partes.
A estrutura básica de um BP é composta por duas colunas, sendo que a da esquerda apresenta dados referentes aos ativos da empresa e a da esquerda as informações sobre os passivos e o Patrimônio Líquido (PL).