As personagens principais são antagonistas – uma em relação à outra, pois se opõem a todo instante, discutindo por vaidade, por orgulho. E os demais personagens são secundários, o alfinete, o professor de melancolia, a costureira, a baronesa e a modista, pois não são tão destacados quanto a linha e a agulha.
A moral do conto "Um Apólogo" é que : as profissões são as mais diversas , e sempre tem alguém que acha inferior a função do outro tirando vantagens se valor em sua função. As pessoas precisam perceber que todas as profissões são importantes , mesmo possuindo utilidades distintas.
Texto narrativo breve que transmite uma lição moral Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
A Fábula e o público infantojuvenil Com relação ao público infantil, a fábula representa um importante espaço para a disseminação de valores essenciais às relações sociais, como ética, amizade, respeito às diferenças, humildade, generosidade etc.
Fábula é um gênero do tipo narrativo muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. ... A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral. Na fábula, as personagens são animais com características humanas.
Na prosa, por exemplo, as frases não têm necessariamente que rimar, e a escrita não tem regras estritas como no caso do verso. ... O verso é uma composição poética escrita considerando a métrica das sílabas e o ritmo das frases.
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. ... Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís 14. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral.