crossorigin="anonymous">
Buscá-lo e busca-lo.
Em que posso lhe ser útil?” É uma expressão corrente, que introduz as boas vindas a que qualquer pessoa tem direito quando aborda um balcão, uma repartição ou simplesmente um carrinho que vende cachorros.
Para começar, basta manter o botão home pressionado ou falar “Ok Google”.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Por isso, a frase “Deus lhe abençoe” está errada gramaticalmente e deve ser reescrita da seguinte maneira: “Deus o abençoe” ou “Deus te abençoe”. Afinal, o verbo “abençoar” é transitivo direto. I.
LHE OU LHES?
No português de Portugal, a frase mais correcta é a segunda (A carta foi-lhe enviada por mim), porque é a mais natural, a que todos dizem. Mas dizemos (mais correctamente) lhe foi, em frases como as seguintes e outras: Sabes/Sabes muito bem/Bem sabes que a carta lhe foi enviada por mim.
34 frases lindas de amor para aquecer o coração Um dos motivos pelo qual eu te amo é a segurança que você me traz. Pode ter certeza que ao teu lado, caminho até de olhos fechados. Eu te amo é muito pouco para expressar todo meu amor por ti. Amar não é só dizer “eu te amo”, é demonstrar isso sem precisar de palavras.
Não é estranho e sem sentido? O mesmo é com o TENQUE! Respondam apenas TEM.