Livros deuterocanônicos considerados apócrifos, para judeus e protestantes
Estes livros são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico. Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da Bíblia, são conhecidos como livros apócrifos ou Pseudo-canônicos.
Segundo o Evangelho de Gamaliel, Nossa Senhora foi a primeira pessoa a vê-lo quando Jesus voltou dos mortos, e não Maria Madalena, como diz a Bíblia. ... “Nos apócrifos, Maria é uma mãe carinhosa, que não abandona o filho nunca”, afirma frei Jacir. Tal doçura, para alguns estudiosos, não é encontrada nos textos canônicos.
De acordo com a tradição escrita hebraica denominada Tanakh, relatada em Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido tomado por Deus para que não experimentasse a morte e na certa fosse poupado da ira do dilúvio: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
O Gênesis Apócrifo faz parte dos primeiros sete manuscritos encontrados em 1947 na chamada Caverna 1 por pastores beduínos da tribo dos Tamireh. Ao jogar uma pedra em um buraco e notar um som estranho decidiram retornar ao local preparados para escavá-lo.
O Livro de Enoque foi considerado como Escritura na Epístola de Barnabé (16:4) e por muitos dos primeiros Padres da Igreja, como Atenágoras, Clemente de Alexandria, Irineu e Tertuliano, que escreveu c. 200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo.
Enoque é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como o filho do Caim. Em Gênesis temos duas pessoas com o nome Enoque, um é o filho de Caim (Gênesis - Capítulo 4, Versículo 17) e o outro é o filho Enoque de Jarede, bisavô de Noé (Gênesis - Capítulo 5, Versículo 18).
Matusalém (Clemente Viscaíno) - Descendente de Sete, Avô de Noé, homem que mais viveu na Terra. Lameque (Jayme Periard) - Descendente de Caim, homem violento que matava sem constrangimento algum, casado com duas mulheres. Ada (Alessandra Verney) e ZILÁ (Carol Chalita) - Mulheres de Lameque.
Gênesis 4 conta a história fora do jardim, incluindo o nascimento dos primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, e a história do primeiro assassinato. Nasce o terceiro filho homem Sete, assim como "outros filhos e filhas" (Genesis 5:4).
O sete (7, em algarismo arábico e VII em algarismo romano) é o número natural que segue o seis e precede o oito.