EQST

Quais So Os Itinerrios Formativos?

Quais são os itinerários formativos?

Quais são os Tipos de Itinerários Formativos?
  1. Linguagens e suas tecnologias. ...
  2. Matemática e suas tecnologias. ...
  3. Ciências da natureza e suas tecnologias. ...
  4. Ciências humanas e sociais aplicadas. ...
  5. Formação técnica e profissional.

O que é um itinerário formativo?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Quais são os itinerários formativos do novo ensino médio?

Os itinerários são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

Como montar os itinerários formativos?

Para construir os itinerários, identifique primeiro qual projeto você tem hoje que representa a identidade da sua escola e quais as vivências do corpo docente que não aparecem nas aulas. Dessa forma, fica mais simples formatar o currículo.

O que são itinerários formativos integrados?

O estudante também pode escolher Itinerários voltados à sua Formação Técnica e Profissional ou cursar Itinerários Integrados, que combinam diferentes opções, como duas ou mais Áreas do Conhecimento ou delas com a Formação Técnica e Profissional.

Quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?

12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo), que serão apresentados em maior detalhe na seção 4 deste documento.

Como funcionam os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes poderão seguir a partir do 1º ano do ensino médio com o objetivo de se aprofundar em determinada área de conhecimento ou de se qualificar profissionalmente.

Quais são as 3 novas matérias do ensino médio?

São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Como devem estar organizados os itinerários formativos com relação aos eixos estruturantes?

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Quantos itinerários formativos a escola deve oferecer?

A Lei do Novo Ensino Médio determina que a escola disponibilize 2 itinerários formativos, no mínimo. Isso quer dizer que a escola pode optar por oferecer o itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias e Qualificação Profissional, por exemplo.

Quais são os eixos estruturantes?

E o que são os Eixos Estruturantes?
  • Investigação científica. Investigação da realidade a partir de vivências e experiências práticas da realidade. ...
  • Processos criativos. Elaboração de projetos com foco em criatividade. ...
  • Mediação e intervenção cultural. ...
  • Empreendedorismo.
23 de set. de 2020

O que são os eixos estruturantes?

O papel dos eixos estruturantes é integrar e integralizar os diferentes arranjos dos Itinerários Formativos e proporcionar aos estudantes experiências educativas conectadas à realidade que promovam sua formação pessoal, profissional e cidadã.

O que é formação geral básica e o que são itinerários formativos?

Para o Novo Ensino Médio é previsto a divisão em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB), onde o currículo é comum a todos os alunos e alunas, e os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo.

Quais são as matérias do Ensino Médio 2021?

Na prática, significa que as escolas devem incluir nos currículos o ensino de habilidades e competências das disciplinas já existentes no modelo anterior: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Artes, Educação Física, Sociologia, Filosofia e Inglês.

Quais os quatros eixos estruturantes que além dos itinerários formativos garantirão o protagonismo dos estudantes?

O parágrafo 2o do art. 12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

O que são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Qual o itinerário formativo da Bncc?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) apresenta cinco Itinerários Formativos que compõem essa carga extra....São eles:
  • Linguagense suas Tecnologias;
  • Matemáticae suas Tecnologias;
  • Ciênciasda Natureza e suas Tecnologias;
  • CiênciasHumanas e Sociais Aplicadas;
  • FormaçãoTécnica e Profissional.
8 de set. de 2021

O que é um eixo estruturante?

Insere-se no debate sobre o bem comum a condição humana na qual e por meio da qual cada pessoa compõe uma comunidade com os demais seres humanos. Os bens conquistados ou produzidos pela própria humanidade – produção material ou imaterial, que devem estar acessíveis a toda a comunidade humana. ...