Que significa palavra genocdio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Por genocídio entende-se quaisquer dos atos abaixo relacionados, cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso, tais como: ... A prevenção do genocídio, também parte integral da Convenção, é um desafio que nações e indivíduos ainda enfrentam.
Qual a origem da palavra genocida?
A palavra, cunhada no início da década de 1940 pelo advogado judeu polonês Raphael Lemkin, é uma junção de génos (do grego: família, tribo ou raça) e caedere (do latim: matar).
O que é etnocídio exemplo?
Etnocídio é um conceito vinculado a genocídio. Basicamente, o termo, afim de genocídio cultural, é usado para descrever a destruição da cultura de um povo, em vez do povo em si mesmo. Pode envolver linguicídio, fenômenos de aculturação etc.
Como cometer um genocídio?
c) submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial; d) adotar medidas destinadas a impedir nascimentos no seio do grupo; e) efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo".
O que é e quais são as características do crime de genocídio?
O crime de genocídio caracteriza-se pelo extermínio sistemático de um grupo étnico e da tentativa de destruição de sua cultura. ... Lemkim foi uma das principais figuras participantes da Convenção da ONU para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, realizada em 1948.
O que torna uma pessoa genocida?
substantivo masculino e feminino Pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo. Pessoa que cometeu genocídio, quem deliberadamente ordenou o extermínio de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, de uma cultura ou de uma civilização.
Quem criou o termo genocídio?
Raphael Lemkin
"Genocídio" é uma palavra nova, que combina o termo grego "Genos", que significa raça ou grupo, com a raiz do latim "Cedere" – ou seja, matar. Quem cunhou esse termo, em 1944, foi Raphael Lemkin, um advogado judeu polonês, que emigrou para os EUA antes dos nazistas matarem quase toda a sua família.
Qual a diferença entre homicídio e genocídio?
Não confundir o delito de genocídio com o homicídio! Genocídio significa a exterminação sistemática de pessoas tendo como prin- cipal motivação as diferenças de nacionalidade, raça, religião e, principalmente, diferenças étnicas. É uma prática que visa eliminar minorias étnicas em determi- nada região.
Quem pode ser considerado genocida?
Definição de genocídio no Brasil 1º Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal: A) Matar membros do grupo; B)
Onde ocorreu etnocídio?
De certa forma, é considerado etnocídio, pois exterminaram a cultura de um povo. Além de que, os que não concordavam em serem doutrinados, acabavam sendo mortos. Ou seja, na época da colonização portuguesa no Brasil ocorreu etnocídio e genocídio. Além disso, em outros territórios da América Latina ocorreu o mesmo.
Quais atos podem ser considerados genocídio?
No Dicionário Aurélio[ 1 ] tem-se a seguinte definição para genocídio: "crime contra a humanidade, que consiste em, com o intuito de destruir total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, cometer contra ele qualquer dos atos seguintes: matar membros seus, causar-lhes graves lesão à integridade ...
Quais são as características de um genocida?
Genocídio é o extermínio deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e, por vezes, sociopolíticas (ver: engenharia social). O objetivo final do genocídio é o extermínio de todos os indivíduos integrantes de um mesmo grupo humano específico.