Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:
Constituído por: • Músculos ⇒elementos ativos do movimento; • Ossos ⇒ elementos passivos do movimento; • Articulações ⇒ contato e mobilidade dos ossos. Componentes anatômicos: 1) Porção média: - ventre muscular (parte contrátil); 2) Extremidades: - tendões (cilíndricos, forma de fita); - aponeuroses (laminares).
Como um invólucro ao redor dos músculos, as aponeuroses criam resistência e aderem à superfície da região do osso ao qual o músculo se prende, funcionando como um tendão mas de forma achatada. São formadas por tecido conjuntivo denso e têm a característica de, tal como os tendões, serem pouco irrigadas.
Os tendões, sendo formados por feixes densos de colágeno com fibroblastos, são estruturas esbranquiçadas cuja principal função é fixar a parte contrátil do músculo no osso. Já as aponeuroses são membranas menos rígidas do que os tendões e tão finas quanto as folhas de papel.
Os tendões são cordões de tecido conjuntivo resistentes compostos principalmente por uma proteína rígida, chamada colágeno. Os tendões ligam firmemente as extremidades dos músculos aos ossos.
Os pés e o tornozelo são formados pelos tendões tibiais anterior e posterior, tendões fibulares e tendões extensores e flexores dos dedos....Além dos tendões do joelho e calcâneo, nas pernas existem cinco tendões extensores, a saber:
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.
Resposta. Os tendões são compostos de fibras colágenas onduladas e dispostas em paralelo, entremeadas por fibras de elastina e reticulina, que proporcionam volume ao conjunto. Todas essas estruturas estão suspensas em um substrato gelatinoso que reduz a fricção entre os componentes das fibras.
Explicação: os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular. Os meniscos são como amortecedores, absorvendo até 60% do peso do corpo sobre os joelhos.
Os meniscos apresentam uma função importante na transmissão de cargas no joelho e estão intimamente ligadas as suas formas e composições. As formas dos meniscos, por exemplo, permitem que eles se adaptem as superfícies do fêmur e da tíbia em todos os ângulos de flexão do joelho.
Principais causas As lesões do menisco normalmente surgem devido a uma pancada forte no joelho, como acontece em vários tipos de esporte, como futebol, basquetebol ou tênis.
Guiado então pelo artroscópio, o médico localiza a lesão e faz o reparo ou remoção do tecido meniscal danificado. Em seguida, é feito o fechamento das incisões, com pontos e curativos. No caso de algumas lesões em especial, a cirurgia pode ser um pouco mais delicada, sendo necessário costurar parte do menisco.
Os discos e meniscos intrarticulares são estruturas fibro cartilaginosas encontradas em várias articulações sinoviais, ou seja, entre as superfícies articulares. Tem como função gerar congruência (melhor adaptação) das articulações e amortecer.
Disco articular Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.
Eles melhoram o encaixe entre o fêmur e a tíbia e são essenciais para manter a biomecânica normal da articulação do joelho. Cada joelho tem dois meniscos, um do lado interno (medial) e outro do lado externo (lateral).
O menisco é uma cartilagem responsável pelo amortecimento do joelho. Cada joelho tem dois meniscos: um medial (na parte interna) e um lateral (na parte externa). A lesão de menisco pode ocorrer em jovens ou em pessoas mais velhas.
Anatomia do Menisco Três ossos formam a articulação do joelho: a parte final do fêmur acima, a parte inicial da tíbia abaixo e a patela na frente. Os meniscos estão localizados entre o fêmur e a tíbia, entre as regiões que chamamos de côndilos femorais e planalto tibial.