Quais so os campos funcionais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na concepção de Wallon, existe quatro campos funcionais – movimento (ato motor ou motricidade), afetividade, inteligência e pessoa (formação do eu).
Quais são os estágios de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Quais são as principais ideias de Wallon?
Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na Educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir.
Quais os quatro núcleos funcionais do estudioso Wallon?
Para Wallon, a cognição está alicerçada em quatro categorias de atividades cognitivas específicas, às quais dá-se o nome de 'campos funcionais. Os campos funcionais seriam o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.
Quais são elementos dos conjuntos funcionais segundo a teoria de Wallon?
A noção de pessoa apresentada por Wallon aponta para uma síntese dos conjuntos funcionais (afetivo, motor e cognitivo) e para integração dinâmica entre o orgânico e o social. ... Em cada idade, ela constitui um conjunto indissociável e original.
Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?
Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);
É característica do estágio do personalismo para Wallon?
É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON: · predominância cognitiva.
O que é inteligência para Wallon?
Para Wallon, a relação entre afetividade e inteligência é de alternância, podendo as primeiras emoções criar estruturações cognitivas e para Vygotsky, estas relações são de complementaridade, estando as emoções entendidas no âmbito das funções mentais, das quais o pensamento faz parte.
Qual é o ponto de partida da teoria de Wallon?
A teoria de Wallon está voltada para o estudo da gênese dos processos que constituem o psiquismo humano, visando compreender o sentido da conduta da criança, levando em consideração o contexto em que ela está inserida.
Qual é o papel do professor para Wallon?
Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.
O que é personalidade para Wallon?
Segundo Wallon, para se pensar em pessoa é preciso compreendê-la a partir da interação da inteligência, da afetividade e do ato motor. Neste estágio, a predominância é afetiva e não cognitiva como no estágio anterior.
Qual é a teoria de teoria de desenvolvimento Wallon?
Na proposta da teoria de Henri Wallon, o desenvolvimento é visto como uma passagem advinda da completa imersão social. ... Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.
Quais as características do estágio impulsivo-emocional?
O Estágio Impulsivo-Emocional vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele. Nesse estágio a criança não possui coordenação motora muito bem desenvolvida, os movimentos são bem desorientados.
O que é estágio impulsivo?
O estágio impulsivo-emocional realiza o recorte corporal dando à criança condições de diferenciar o seu próprio corpo do mundo exterior. Já o estágio sensório-motor e projetivo realiza a integração do corpo próprio (cinestésico) à sua imagem exteroceptiva (corpo visual).
É característica do estágio do personalismo para Avalon?
É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON: · predominância cognitiva.
É característica do estágio do personalismo?
O estágio do Personalismo é marcado pela oposição, sedução e imitação. A oposição é a idade negativista do não, do eu, do meu; é a fase da recusa e da reinvindicação, a criança começa fazer distinção entre o meu e o teu objeto, e com isso busca conflitos de competição para obter o objeto que não lhe pertence.
Como podemos definir Wallon e suas descobertas acerca do comportamento humano?
Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).
O quê Wallon fala sobre a aprendizagem?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
O quê Wallon destaca no processo de aprendizagem da criança?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.