A inulina atua como fibra dietética, contribuindo para a manutenção de um ótimo trânsito intestinal, ajudando assim a modular a absorção de glicose e gordura. A inulina interage com os ácidos biliares ajudando a reduzir a concentração de colesterol LDL.
A polidextrose é um carboidrato especial, de baixo valor calórico, considerada uma fbra solúvel, que além de auxiliar no funcionamento do intestino, apresenta propriedades prebióticas (estimula o crescimento das bactérias benéfcas no intestino). Ela também aumenta a saciedade, auxiliando no controle de peso.
Para consumir a polidextrose você pode buscar por alimentos derivados do trigo, como biscoitos integrais, pães e farinhas, assim como centeio, aveia, mel e açúcar mascavo, que são outras fontes do ingrediente alimentar. Mas, de acordo com a nutricionista, a substância também pode ser encontrada sob a forma de pó.
Assim como outros derivados da mandioca a tapioca apresenta alta concentração de amido, não contém glúten, baixo teor de proteínas e gorduras. Por ter baixo índice glicêmico não conter glúten e baixa concentração de sódio é uma alternativa para diabéticos, celíacos e hipertensos.
Os resultados indicaram que, dependendo do tipo, a fécula de mandioca pode substituir entre 20% e 30% da farinha de trigo na composição do pão sem alterar significativamente suas características sensoriais e sem comprometer o crescimento da massa na comparação com o pão de trigo.