Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço.
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Contos populares (ou folclóricos) são narrativas passadas de geração em geração. Elas não têm autor conhecido. Cada história é aumentada e modificada à medida que vai sendo repetida. A autoria é atribuída ao povo — folk, em inglês.
Narrativas de viagem, ficção utópica, sátiras e narrativas de ciências naturais são exemplos de histórias de pura exploração de cenário. Na maioria das vezes, as histórias que enfatizam o cenário também desenvolvem outros tipos de fatores.
A história econômica e tecnológica é caracterizada pela sua razoável previsibilidade; a história da ciência e da matemática pela sua objetividade; e a terceira classe, que engloba a “história virtual” e a evolução biológica, pela sua vasta amplidão de possibilidades futuras.
Os tipos de histórias em quadrinhos existentes são 7: Cartoons, Mangás , Gibis, Tirinhas, Caricaturas, Charges e Comics.
1. Como escrever uma história de qualidade
Resposta. Um bom enredo estruturado, bons personagens, e um toque de realismo.
Aqui vão algumas características:
É o caso de "plot twist". A expressão está em inglês e significa reviravolta no enredo. Em séries, filmes, livros e novelas é um artifício usado propositadamente para fundir o cérebro de quem está assistindo/lendo/acompanhando um enredo. Algo bastante inesperado que rola no meio ou no final da história.
Na tradução literal, plot significa enredo. E na teoria narrativa, é o movimento que garante a formação de uma espinha dorsal dramatúrgica. O importante é saber que o plot é a essência da história, um resumo a partir de um eixo central.
Em inglês plot significa enredo, trama ou ação. É uma história contada que apresenta começo, meio e fim. Dentro de um filme (vale também para livros, séries, HQs e peças de teatro), é comum que o roteiro seja desenvolvido em um plot principal mais alguns secundários que o ajudam a construir a história completa.
Uma história deve terminar da mesma forma que uma frase: com um ponto final (final fechado), um ponto de exclamação (final surpreendente), um ponto de interrogação (final ambíguo) ou reticências (final aberto).
Finais de histórias são quase como um personagem distinto na própria história. É o desfecho, e não a abertura de uma narrativa, que vai ancorar a qualidade daquele conto. ... Mas é no final, e apenas naquele quadrante terminal da história, que as dívidas são saudadas, os custos são medidos e os empenhos são pagos.
Clímax/Ápice da história; Conclusão/Desfecho. Os três elementos básicos da narração são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa.
A linguagem da crônica narrativa é simples, podendo ser coloquial, representativa das personagens e do próprio olhar do narrador para os fatos. É um texto em prosa, podendo, inclusive, ser escrito apenas com o uso de diálogos, sem a interferência do narrador. O título geralmente é criativo, e o final, surpreendente.
Só depois disso, use estas frases:
Na apresentação ou introdução, o autor deve apresentar os personagens e suas especificidades ao leitor, situá-lo sobre o espaço e tempo daquela história....A estrutura de uma redação narrativa é a seguinte:
Uma boa dica que recebi para a escrita de um texto de ficção em primeira pessoa é não esquecer que nesta opção se utiliza "eu" e "nós". O narrador participa também como personagem. Contando a história sem dela participar das ações, como narrador observador, deve ser utilizada a terceira pessoa: "ele", "ela" e "eles".