Temos três tendências que fazem à base para um entendimento do processo de concepção da linguagem, que são elas: primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; segunda -linguagem com o objetivo da comunicação e a terceira tendência do processo de interação verbal.
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). ...
Por que é importante, para o ensino da língua escrita, ter uma concepção clara de linguagem? A forma como concebemos determinado produto ou processo da re- alidade que tomamos como objeto de ensino-aprendizagem influi deci- sivamente no modo como encaminharemos nossa prática pedagógica.
Língua russa
Assim, para tal autora, a principal contribuição de Bakhtin para as ciências humanas seria, sobretudo, sua cosmovisão de linguagem dialógica, introduzindo o discurso como social, situando a fala num contexto mais amplo, do seu conteúdo ideológico, com significado e sentido.
Na perspectiva bakhtiniana, o estudo da língua não prioriza nenhuma instância e a análise deve se efetuar tendo em vista os níveis linguístico-enunciativo- discursivos, os quais comportam de forma indissociável o enunciado concreto.
Segundo essa concepção, a língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações (prosaicas ou formais) de comunicação. ... Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos.
Entre as categorias centrais na obra bakhtiniana estão as noções de linguagem, interação, dialogismo e ideologia. Principalmente na obra Marxismo e Filosofia da Linguagem (BAKHTIN, 1997), a posição bakhtiniana é clara ao rebater a noção de língua sustentada no objetivismo ou no subjetivismo.
Bakhtin desenvolve um pensamento cujo fundamento é a natureza social da linguagem, entendendo que a comunicação de cada época e de cada grupo social reflete as condições específicas e as finalidades dos respectivos campos da sociedade.
Qual é a importância da análise do discurso para a leitura e interpretação de texto? ... Compreender o que diz o texto, qual é a sua mensagem implícita. e. Incentivar a identificação e análise dos aspectos centrais do conteúdo de um texto.
Para Bakhtin, os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente. O autor refere que só nos comunicamos, falamos e escrevemos, através de gêneros do discurso.
Segundo Bakhtin (1997, p. ... O signo ideológico para Bakhtin está tão ligado à interação social que em sua concepção a palavra deve ter nascido e se desenvolvido no curso do processo de socialização dos indivíduos. Ele admite inclusive que mesmo na fala interior há uma integração dialética entre o psiquismo e a ideologia.
O que é ideologia? O senso comum entende a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. Porém, a ideologia é muito mais do que isso. Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica.
Signo é algo que é usado, referido ou tomado no lugar de outra coisa (aliquid pro aliquo). ... Saussure definiu o signo linguístico como o formativo da relação (sua formante) entre um conceito e uma imagem sonora.
Utilizamos dois elementos principais para que a comunicação se materialize de forma plena: a linguagem, que representa todo o sistema de sinais convencionais, sejam estes de natureza verbal ou não verbal, e a língua, a qual representa um sistema de signos convencionais (de natureza gramatical) usados pelos membros de ...
Ela permite aos seres humanos produzir um conjunto infinito de enunciados, a partir de um conjunto finito de elementos. Os símbolos e as regras gramaticais de qualquer tipo de linguagem são, em grande parte, arbitrários. Por isso, o sistema só pode ser adquirido por meio da interação social.
A questão mais importante colocada à Filosofia da Linguagem é a relação linguagem-realidade, pois, com efeito, saber como a linguagem é capaz de significar coisas, ou seja, referir-se à realidade, é o problema fundamental de qualquer filósofo quando busca pensar a realidade através de proposições.
Essa capacidade de “falar diferente” é chamada de adequação linguística. ... A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento.
É a interação verbal a percussora da língua e sua condição de existência pelo diálogo que se estabelece (BAKHTIN, 1981).
Os textos de linguagem verbal são aqueles que utilizam as palavras para estabelecer comunicação. Eles podem ser tanto orais como escritos.
Nos títulos em português escrevem-se com maiúscula inicial todas as palavras, com excepção de artigos, preposições, conjunções e advérbios, que se escrevem com minúscula. As partículas monossilábicas no interior de vocábulos compostos (como por exemplo do em pôr-do-sol) escrevem-se também em minúscula.