Quais so as quinolonas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.
Qual a indicação de uso das quinolonas?
para prevenir a diarreia do viajante ou infecções recorrentes do trato urinário inferior baixo; para tratar infecções bacterianas leves ou moderadas, a menos que outros medicamentos antibacterianos.
Quais os benefícios para o paciente no tratamento com antibióticos da classe das quinolonas?
Apesar destas advertências, as quinolonas ainda são uma das classes de antibióticos mais prescritos no mundo. O largo espectro de ação e excelente biodisponibilidade torna as quinolonas uma excelente opção de tratamento para diversar síndromes infecciosas de alta frequência na população geral.
Qual o mecanismo de ação das Fluorquinolonas?
(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.
Qual o mecanismo de ação da ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.
Quais as principais indicações e Contra-indicações das quinolonas?
Indicações das Quinolonas As principais são: Infecções no trato genito-urinário – pode ser utilizada para o tratamento de infecções urinárias não complicadas até pielonefrites graves ou prostatites. Também possui ação contra bactérias que afetam o trato genital, como a Chlamydea trachomatis e Mycoplasma hominis.
Qual o mecanismo de ação das cefalosporinas?
Mecanismo de ação Como os demais antibióticos beta-lactâmicos, as cefalosporinas possuem ação bactericida. Elas atuam por inibição da síntese da parede celular bacteriana.