As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo.
Entre elas, as provas de campo, como: arremesso do peso, lançamento do martelo, do dardo e do disco, salto em altura, em distância e com vara.
As provas de campo se dividem em provas de lançamento e provas de salto. Nas provas de lançamento, compostas pelos levantamentos de disco, martelo e dardo e pelo arremesso de peso, os atletas fazem uso de implementos (disco, martelo, dardo e peso) que devem ser lançados à maior distância possível.
As provas de rua compreendem duas modalidades do atletismo: a maratona e a marcha atlética. Essas provas são realizadas em ruas e avenidas previamente definidas pela organização das provas. Por serem disputas em que o atleta deve percorrer distâncias muito longas, as provas de rua exigem fôlego e resistência física.
400 metros
As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros).
Considerando a distância, as corridas dividem-se em:
Olá! Pode-se afirmar que a capacidade física presente em corridas de 100 metros rasos envolve fibras de contração rápida (do tipo 2A e 2B). Neste sentido, estas fibras são representadas por células maiores que apresentam força, potência e velocidade mais elevadas, associadas a uma baixa resistência.
Como características pode dizer-se que ao andar ou marchar os dois pés estão em contato com o chão, ao correr só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar. Na corrida, usa-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.
No passe: Força, resistência, Coordenação motora e agilidade. No drible: Coordenação motora, agilidade, flexibilidade. Na corrida: Velocidade, resistência.
Resposta: Flexibilidade: é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como, por exemplo, nos alongamentos; Resistência: é a capacidade de permanecer o maior tempo possível numa atividade sem fadiga, como, por exemplo, correr grandes ...
Para sua pratica são essenciais certas habilidades físicas, uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciência do Esporte aponta as principais qualidades físicas necessárias para a prática do handebol são elas: força, potência, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, destreza e equilíbrio ...