Praticada por homens e mulheres, é composta por quatro provas: individual, sincronizado, duplo mini-trampolim e tumbling. A versão moderna do trampolim foi criada por George Nissen, em 1934, nos Estados Unidos.
Popularmente, o trampolim acrobático é associado à cama elástica, e é bastante encontrado em áreas de lazer infantis, como shopping-centers e buffets. Inspirado na cama elástica presente na prática circense, a ginástica de trampolim é um esporte que foi criado nos Estados Unidos, no início do século XX.
Trampolim Individual: sendo a única prova disputada nas Olimpíadas, o trampolim individual consiste em saltar uma cama elástica com medidas de 5 m x 3 m x 1,15 m e executar 20 movimentos técnicos obrigatórios.
A série da ginástica de trampolim é uma sequência de 10 elementos, que devem ser apresentados pelo ginasta de forma ininterrupta sobre o trampolim. A estrutura da série, ou seja, a ordem dos elementos que a integram, é chamada de composição.
Na ginástica artística, os atletas são avaliados por juízes em dois critérios principais: a dificuldade da série (nota A) e a execução dos movimentos (nota B). Quanto maior for o grau de dificuldade dos movimentos realizados em uma série, maior será a nota de partida daquele atleta.
Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos num trampolim. Enquanto a modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.
Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres as disputam em quatro. Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Resposta: Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Os aparelhos masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.