Quais as principais matrizes energéticas do Brasil?
O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo industrializado. Aproximadamente 43% da produção de energia no país é proveniente de fontes de energia renováveis, sendo elas a energia eólica, hidráulica, solar e biomassa (responsável pela produção de biocombustíveis, como o etanol).
A matriz energética do Brasil é composta por fontes de energias renováveis e não renováveis.
A matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo. A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica.
Diversificar a matriz energética evita a emissão de gases e representa ganho para a economia.
Os resultados evidenciam que as alterações na matriz energética (maior consumo de fontes menos poluentes) influenciam no desempenho em relação aos demais países e que as mudanças no uso da terra são fatores preponderantes no desempenho do país, em relação a ele mesmo e aos outros, ao longo do tempo.
Combustíveis fósseis: emissão de gases poluentes O impacto ambiental causado por esses tipos de combustíveis fósseis vem da utilização em usinas termelétricas. ... No processo de queima, gases tóxicos são despejados na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, problemas respiratórios, poluição etc.
Destruição da vegetação natural; Assoreamento do leito dos rios; Desmoronamento de barreiras; Extinção de espécies de peixes, por interferência nos processos migratórios e reprodutivos (piracema);
Então, o Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais equilibradas porque ele possui uma grande variedade delas. ... Assim, quando mais diversidade, melhor é para o país, pois ele não fica dependente de apenas uma fonte, aí quando ela acabar, o país não terá com o que gerar mais a energia.
É correto afirmar que o destaque do Brasil se deve ao fato de a matriz energética brasileira ter a participação de: a) diesel.