Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas. Imateriais: são detectadas por meio das tradições, dos costumes, das lendas e do folclore de um povo ou de um lugar.
(...) a história oral pode dar grande contribuição para o resgate da memória nacional, mostrando-se um método bastante promissor para a realização de pesquisa em diferentes áreas. ... A memória de um pode ser a memória de muitos, possibilitando a evidência dos fatos coletivos (THOMPSON, 1992, p. 17) .
A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. ... A partir dos anos 1990, o movimento em torno da história oral cresceu muito.
Resposta: A resposta correta é a letra B) Relatos falados que passam de uma pessoa à outra.
O historiador utiliza, em seu trabalho, fontes escritas, visuais, orais e sonoras. São exemplos de fontes orais: A) letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais; ... D) músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época. ১৯ জুন, ২০২০