A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais.
Em geral, as rochas ígneas possuem elevado grau de resistência e dureza, além de possuírem uma grande quantidade de minerais e funções econômicas. ... Por esse motivo, existem dois tipos de rochas magmáticas: as intrusivas ou plutônicas e as extrusivas ou vulcânicas.
Os minerais que compõem as rochas básicas são predominantemente silicatos: olivina, piroxênio, feldspatóides e feldspatos. As rochas metamórficas costumam ter composição semelhante à da rocha que lhe deu origem: o gnaisse é composto pelos mesmos minerais do granito.
Rochas ígneas
As rochas são agregados naturais de um ou mais minerais e algumas vezes de substâncias não cristalinas. A maior parte das rochas são heterogéneas e, portanto, constituídas por diversos tipos de minerais. Só algumas são homogéneas ou monominerálicas.
Sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores (avermelhada, rosada e creme-acinzentada); Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.
O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.
Na mineralogia o geólogo estuda os minerais, com o objetivo de descrever e qualificar suas propriedades para a indústria ou fabricantes de joias. A paleontologia é uma área em que o geólogo trabalha para localizar sítios arqueológicos.
Já deve ter dado para notar que a Geologia não envolve apenas o estudo das rochas como muitos pensam. Seu conhecimento é de grande interesse científico e social. Os geólogos são capazes de identificar e avaliar reservas minerais, identificar zonas geologicamente instáveis e propor medidas de segurança.
A mineralogia, então, é a ciência que estuda os minerais, desde sua origem, propriedades físicas e químicas, utilizações possíveis e participação na composição das rochas. Os minerais são combinações químicas naturais, com uma importante estrutura cristalina, própria para cada mineral.
A mineralogia, por sua vez, é uma área da Geologia que estuda os minerais através da composição, estrutura, propriedades, os tipos de ocorrência e suas associações. ... Mineralogia química: estudo da composição química dos minerais e de suas propriedades.
Significado de Mineralogista substantivo masculino e feminino Especialista em mineralogia.
A disciplina de Mineralogia do Solo trata inicialmente, da composição da crosta terrestre e intemperismo de rochas e minerais. ... Também são estudados os principais métodos de análise mineralógica, preparo de amostras para difratometria de raio-X e exercícios de interpretação de difratogramas e outros dados mineralógicos.