Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, mais de 250 mil vidas foram perdidas; muitas delas poderiam ter sido poupadas se não houvesse superlotação em hospitais e falta de oxigênio em algumas regiões. O que vem ocorrendo no sistema de saúde pública, como em Manaus (AM), pode ser considerado mistanásia.
O truck é um caminhão de carga com três eixos, um dianteiro e dois traseiros, com um espaço entre os dois últimos eixos, que garantem a estabilidade do veículo.
Confira nesse artigo quais os tipos de caminhão disponíveis e para que serve cada modelo. Entenda também qual a habilitação necessária para cada um e quais são as restrições e especificações determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
“Entre as inúmeras vítimas da mistanásia estão os pobres que, por exclusão social e econômica, não têm acesso ao essencial para a sobrevivência, aos cuidados de saúde, levam vida sofrida e morrem prematuramente”.2
O tipo de carga também deve ser considerado. Para cargas perecíveis, por exemplo, pode ser necessário um caminhão refrigerado. Para o transporte de produtos químicos ou outros materiais perigosos, um caminhão tanque pode ser mais indicado.
As grandes cidades brasileiras, a fim de controlar o trânsito e garantir a segurança das vias, possuem algumas regras de circulação de veículos de carga em áreas urbanas. Conheça algumas delas.
Considere o peso e volume da carga que você pretende transportar. Certifique-se de que o caminhão escolhido tenha capacidade suficiente para transportar sua carga com segurança e eficiência.
O aumento do número de infectados e a falta de leitos expressa uma realidade de todo o País. A Sociedade Brasileira de Direito Ético e Bioética (Anadem) alerta para a necessidade urgente de um alinhamento técnico em relação aos procedimentos adotados por socorristas, principalmente em Manaus.
Alguns pensadores da ética, até pouco tempo, utilizavam a expressão “eutanásia social” para falar de morte social, causada pela pobreza, violência e desigualdade. Na verdade, pela etimologia da palavra, de origem grega, temos que eu = bom; thanatos = morte, significando uma “boa morte”, “morte feliz”. É exatamente o contrário que ocorre em nível social. Não tem nada de bom ou feliz nesta realidade de “vidas abreviadas” e cortadas tão precocemente nesse contexto tão hostil ao seu desenvolvimento. Trata-se de uma “morte infeliz”. É a vida banalizada, “abreviada antes do tempo” por fatores sociais. Muito pelo contrário, estamos diante de terríveis sofrimentos, por isso, o uso do termo “eutanásia social” não é ideal para a morte nessas situações.
O Código de Trânsito Brasileiro determina por meio da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, determina que os caminhões sigam as regras específicas caso a caso.
A situação atípica e totalmente estressante tem exposto trabalhadores da área de saúde a decisões que podem ser tipificadas no âmbito penal. Para evitar esse tipo de situação, a Anadem recomenda que seja adotado um protocolo padrão e um alinhamento entre profissionais acerca da terminalidade da vida.
Os caminhões modernos e tecnológicos são projetados para oferecer maior eficiência, segurança e conforto ao motorista. O mercado está evoluindo cada vez mais para oferecer mais modernidade e tecnologia. Conheça algumas opções a seguir:
A distância percorrida pelo veículo é outro fator importante. Para distâncias curtas, um caminhão menor pode ser mais adequado. Para longas distâncias, um caminhão maior com mais conforto pode ser mais apropriado.
Trata-se da morte de muitos, que antes de sua morte física, praticamente já estão “mortos socialmente”, numa sociedade que descarta as pessoas, principalmente as mais vulneráveis socialmente falando, as mais pobres e carentes. A grande maioria das vítimas da mistanásia são pessoas pobres, vítimas da exclusão social e econômica, pessoas que levam uma vida precária, desprovidas dos cuidados de saúde e que morrem prematuramente. Consiste na morte como fruto do descaso frente à vida.
Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar seu orçamento. Os caminhões maiores geralmente são mais caros e consomem mais combustível, então fique de olho nas suas necessidades, mas tente não ultrapassar o seu orçamento.
Um veículo urbano de carga (VUC) é um caminhão ideal para o transporte de mercadorias em áreas urbanas, pois possuem porte pequeno ou médio, com capacidade de carga de até 3,5 toneladas, ideais para entregas em áreas com restrições de acesso ou onde o tráfego é intenso.
O que significa? A mistanásia é um termo pouco utilizado, mas representa a morte miserável antes da hora. A mistanásia consiste na morte miserável, morte antecipada de uma pessoa, resultante da maldade humana. O termo mistanásia provém da etimologia grega mys = infeliz; thanathos = morte, significando morte infeliz, miserável, precoce e evitável em nível social, coletivo. Trata-se da “vida abreviada” de muitos, em nível social, por causa da pobreza, violência, negligência médica, negligência no atendimento hospitalar, drogas, chacinas, falta de infraestrutura e condições mínimas de se ter uma vida digna (tratamento de água e esgoto), entre outras causas. Portanto, mistanásia é um termo novo para um problema antigo.
Cada tipo de caminhão é projetado para atender às necessidades específicas do mercado de transporte de carga, proporcionando segurança, eficiência e proteção adequadas.
Diferentemente da eutanásia, em que uma pessoa gera intencionalmente a morte de outra que se encontra debilitada ou em sofrimento insuportável, a mistanásia ocorre em decorrência de má gestão da saúde pública e de omissão dos responsáveis.
Para evitar ser pego de surpresa, entenda as necessidades de transporte da sua carga e conte com o sistema de Monitoramento de Frota da Cobli para traçar rotas e controlar horários e motoristas de forma inteligente e eficiente.
Um caminhão toco é um veículo com apenas dois eixos, um traseiro e um dianteiro, ideal para transporte de cargas em curtas e médias distâncias.
Para veículos de carga com PBT superior a 3.500 kg e com mais de dois eixos, ou veículos de transporte de passageiros com capacidade para mais de 8 passageiros, excluindo o motorista.
No âmbito da reflexão bioética brasileira, o termo mistanásia foi cunhado por Márcio Fabri dos Anjos, bioeticista brasileiro, em 1989, num artigo publicado no Boletim ICAPS (Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde), intitulado: “Eutanásia em chave de libertação” (junho de 1989, p.6).
Os caminhões elétricos são mais eficientes e econômicos em termos de consumo de combustível, emitem menos poluentes, tornando-os uma opção mais sustentável.