Ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. ... Respeito, honestidade, não violência e responsabilidade no agir são alguns princípios éticos que regem a nossa vida moral.
Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.
A bioética é numerosa e complexa. Alguns exemplos dos temas comuns:
A bioética é um tema da filosofia, mais especificamente da ética, que trata de questões relacionadas ao tratamento ético da vida animal (lembrando que nós, seres humanos, também nos incluímos no conceito de vida animal). ... Bios: vida individual plena, é o ato de viver e de aproveitar a vida.
A importância social da Bioética centra-se, justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros.
A Bioética ajuda a compreender quais são esses limites que devem ser considerados em pesquisas científicas e procedimentos médicos em áreas mais sensíveis. A pretensão da Bioética é facilitar que os procedimentos estejam de acordo com os valores éticos e morais mais cultivados em cada sociedade.
No ensino da Enfermagem, a ética faz parte do currículo como disciplina, com conteúdos que devem permitir a criação de espaços para a reflexão. A característica de fazer “parar para pensar”, objetivando fazer raciocinar adequadamente para conduzir com competência, comprometimento e responsabilidade a profissão.
Em suma, a preocupação mais profunda da bioética é com a qualidade de vida, cuja limitação é uma decorrência maior ou menor da presença da dor e do sofrimento, que constituem um dos temores fundamentais do mundo contemporâneo, onde o tema do vulnerável e do sofredor ocupa, em nossa consciência, o locus antes preenchido ...