(FUVEST-SP) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2.000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?
1) Anthozoa: abrange apenas pólipos marinhos. O principal representante da maior classe de animais pertencentes ao filo é a anêmona-do-mar. Este animal, como supramencionado, tem como característica a fixação a um substrato.
Nos pólipos, as formas sésseis, a locomoção é reduzida e só ocorre no tipo “mede-palmos” (cambalhota).
Os animais natantes (pequenos, compridos e de abdômen desenvolvido) estão na morfologia das medusas, como as águas-vivas, por exemplo. Eles abrangem organismos com corpo gelatinoso, com formato em sino, adotando tentáculos em suas adjacências e boca no centro.
Eles também são os primeiros animais a apresentar tecidos verdadeiros, embora não cheguem a formar órgãos. Os tecidos que formam os corpos são a epiderme, que reveste o corpo externamente, e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular.
Ambos os processos ocorrem apenas por Difusão, de forma muito simplificada já que não possuem estruturas complexas e vivem em meio aquático, sendo altamente irrigados.
Na classe Scyphozoa (cifozoários), ao contrário do que ocorre entre os hidrozoários, a medusa é a forma predominante do ciclo de vida e geralmente é grande. O pólipo dos cifozoários é muito reduzido e, em alguns poucos casos, ausente.
São organismos de movimentação livre, nadam e não estão presos a nada. Apresentam um corpo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central em baixo.
01. [PUC-SP] Uma colônia de pólipos forma, por brotamento, pequenas medusas. Estas liberam gametas no ambiente, onde ocorre a fecundação. Do zigoto, surge uma larva ciliada, que dá origem a uma nova colônia de pólipos.
São exemplos de hidrozoários as hidras, as pequenas medusas dos gêneros Olindias e Liriope, e colônias como as caravelas (flutuantes) e os corais-de-fogo (sésseis).
Além disso, o Filo Cnidária contém mais de 11.000 espécies que são reagrupadas em 4 classes principais: Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Cubozoa.
A respiração e o sistema nervoso são dois pontos interessantes de observação nos cnidários. O sistema respiratório não existe, por exemplo. As trocas gasosas ocorrem por meio da difusão, entre células e meio. Enquanto isso, o sistema nervoso é bastante simples, apesar de serem os primeiros animais a apresentarem neurônios.
Esse é o caso da cubomedusa Chironex fleckeri, popularmente chamada de vespa-do-mar. Ela ocorre no litoral australiano e pode causar a morte de uma pessoa.
Elas lançam uma cápsula chamada nematocisto, que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante (toxina que causa ardência e coceira).
A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada.
Os cubozoários são cnidários no formato de medusas (formas móveis) incolores e altamente venenosos. São predadores, ótimos nadadores e o grupo menos estudado. Possui apenas 20 espécie e a mais conhecida é a vespa-do-mar, o animal com o veneno mais letal do mundo. Dizem que sua toxina pode matar 60 humanos adultos.
Esses cnidários ocorrem principalmente em mares tropicais e subtropicais, especialmente nos oceanos Índico e Pacífico.