A losartana potássica é um medicamento que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e reduzindo a sua pressão nas artérias e facilitando o trabalho do coração para bombear.
Tomar uma dose maior que a recomendada pelo médico pode aumentar os efeitos colaterais da medicação e, no caso, de medicação para a pressão, levar a hipotensão, tonturas e até desmaio. Na dúvida, procurar sempre o médico para que ele lhe oriente sobre as doses corretas e outros cuidados!
O importante é alcançar as metas de controle da pressão arterial. Mas de uma maneira geral, a anlodipina é melhor tolerada a noite. E a losartana pode ser tomada pela manhã ou 50mg 2x dia.
Melhor hora para tomar remédio contra hipertensão é à noite, diz estudo
É bastante comum as pessoas preferirem tomar "logo' a medicação assim que acordam, com receio de esquecer de tomar, mas eu desaconselho essa conduta. Poucas são as medicações que têm indicação de uso em jejum.
Num tema muito controverso, com conclusões e resultados díspares em diferentes estudos e alguns estudos ainda em curso, a hipertensão noturna pode ser definida como a média de pressão arterial noturna sistólica superior a 120 mmHg e/ou média de pressão arterial noturna diastólica superior a 70 mmHg.
O que fazer para controlar a pressão alta
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
O valor esperado é quando os números da medição ficam na faixa de 12 por 8. Estes valores demonstram a pressão arterial nos parâmetros ideais. Segundo a Associação Americana do Coração, se estes indicativos ultrapassam os 13 por 8, a pressão já é considerada alta.
O valor é considerado ideal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a pressão 12/8.