O projeto elétrico é constituído por 8 etapas:
O correto dimensionamento estabelece a carga necessária para a instalação elétrica do projeto em questão, a quantidade de circuitos (tomadas e pontos de luz), a capacidade dos disjuntores a serem utilizados, a seção nominal dos fios e cabos condutores e todos os demais dados para que os produtos utilizados naquele ...
Dimensionar os condutores de um circuito é determinar a seção padronizada (bitola) dos fios deste circuito, de forma a garantir que a corrente calculada para ele possa circular pelos fios, por um tempo ilimitado, sem que ocorra superaquecimento e que a queda de tensão seja mantida dentro dos limites normalizados.
Os riscos de utilizar esses fios e cabos de baixa qualidade são vários, que vão desde quedas da corrente elétrica até curto-circuito que podem gerar grandes incêndios. É muito comum encontrar nas instalações antigas e nas mal feitas a utilização de disjuntores incompatíveis com os cabos elétricos utilizados.
Em residências, o quadro de distribuição deve estar localizado em ambiente de fácil acesso. “O equipamento deve ser visível e estar em região segura. Se for instalado na cozinha ou em áreas de serviço, observar a posição dos armários, para que não seja comprometida.
Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.
Qual altura padrão para tomadas e interruptores? A Norma ABNT NBR5410 define que, em todos os cômodos: – tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso. – tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.
Caixa de passagem: Onde o uso é obrigatório?
Um quadro de distribuição conecta cada potência separada a cada aparelho, de acordo com o nível de carga que ele consegue suportar. Operando em perfeitas condições, ele é responsável pela proteção dos aparelhos elétricos existentes, evitando curto-circuitos e perigosas sobrecargas de energia.
Montagem do quadro de distribuição: Passo a passo.