"A jaca é ótima para a melhora da saúde óssea, capilar, da acuidade visual e do sistema respiratório. Além disso, auxilia no funcionamento do sistema intestinal e imunológico, e previne o envelhecimento celular", aponta a especialista do W Estética & Spa.
CASCA | É verde, áspera e relativamente grossa, mas rompe-se facilmente quando a fruta está bem madura. Para saber se a jaca está boa deve-se pressionar a casca e senti-la ceder ao toque, porém manter um consistência mais firme.
Identificar os pontos de colheita da jaca é simples: quando madura, ela fica amarelo-alaranjada, cede à pressão dos dedos ao ser apertada e exala seu perfume doce característico. Se o objetivo for colher a jaca ainda verde, corte-a quando ainda estiver durinha e com coloração esverdeada.
200 dias
Pelos sintomas da jaqueira, sugere-se a presença de uma doença conhecida como antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporiodes, que ataca o fruto em todos os estágios de desenvolvimento. ... Atacados pela antracnose, os frutos pequenos apresentam aspecto mumificado e caem.
Dicas para guardar jaca Depois de madura corte e remova os gomos. Passe para um recipiente hermético e leve para geladeira. Na geladeira ela irá durar uns sete dias sem perder suas propriedades. Pode durar até mais que isso, mas já começa a perder sabor e modificar textura.
Nada tema: a forma mais fácil de abrir a jaca é cortar com uma faquinha afiada um círculo em volta do cabo (onde a fruta é presa à arvore). Depois disso, abra a jaca ao meio com a faca, no sentido do comprimento, e puxe o miolo preso ao cabo.
O que também pode desbotar a roupa e, por isso, é melhor usar para tirar manchas de jaca de peças claras é a água oxigenada. Da mesma forma que a acetona, o recomendado é aplicar algumas gotas da substância no local da sujeira, deixar que atue no tecido por alguns minutos e, depois, enxaguar bem a roupa com água fria.
PLANTIO Indica-se realizar o plantio da jaqueira na época em que se inicia a estação das águas. Os solos devem ser férteis, bem profundos e drenados. Dê preferência para o tipo areno-argiloso com pH entre 6 e 6,5, sem que haja possibilidade de encharcamentos.
A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. ... A fruta nasce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira e são formados por gomos, sendo que cada um contém uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa.
A jaqueira é sensível à seca. Dessa forma, se a terra estiver muito seca, regue a planta duas vezes ao dia. Regue a jaqueira até no inverno. O pé de jaca não hiberna no inverno, portanto preserve as condições do ambiente, deixando-o aquecido, iluminado e úmido.
Embora a jaqueira não seja exigente, recomenda-se uma adubação química anual com a fórmula N-P-K, além de uma adubação orgânica com estrume de curral. As quantidades para aplicação dos adubos variam de acordo com a idade da planta.
Como Plantar Jaca no Vaso – Plantio, Cultivo e Colheita!
A poda não é usada na jaqueira, o que se faz anualmente é uma limpeza, com o corte dos ramos secos, doentes e mal situados. A primeira se faz a partir do quinto ano, no início, as jacas são pequenas e poucas, com o tempo, a produção e o tamanho dos frutos aumenta.
A planta chega a tolerar temperaturas de até 40 graus célcius. Em locais de muito frio, há risco de danos na cultura por geadas tardias no fim do inverno. Por isso, no Rio Grande do Sul, a recomendação é fazer poda depois do mês de agosto.
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Características Morfológicas: Árvore de grande porte que pode facilmente chegar a 25 metros de altura.