acetilcolina
Sabe-se que o SNA é constituído por um conjunto de neurônios que se encontram na medula e no tronco encefálico. Estes, através de gânglios periféricos, coordenam a atividade da musculatura lisa, da musculatura cardíaca e de inúmeras glândulas exócrinas.
O neurotransmissor secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos. A acetilcolina no SNP( sistema nervoso parassimpático) atua sobre receptores muscarínicos e nicotínicos.
Estão relacionados à homeostase do Sistema Nervoso Central (SNC), desempenhando funções como: funcionamento e formação de sinapses, nutrição dos neurônios, liberação de neurotransmissores, participação na barreira hematoencefálica, guia para a migração dos neurônios e impedimento da propagação desordenada de impulsos ...
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. ... Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais.
As células nervosas agem através de reações elétricas e químicas, dependendo do lugar onde estão agindo. A sinapse, etapa essencial para que o sistema nervoso funcione, recebe substâncias estimulantes capazes de causar alterações nas extremidades das células vizinhas.
Sua principal função é conduzir os impulsos nervosos do cérebro até a medula espinhal e vice-versa. ... A medula está subordinada ao cérebro, mas pode agir de forma independente. Além de funcionar como um canal condutor de impulsos nervosos, essa estrutura controla os movimentos do corpo.
Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros. Também é ele que faz com que o corpo reaja a estímulos externos, como cheiros, sons ou imagens, por exemplo.