São mais de cem cachoeiras catalogadas em todo o seu território. Conhecida como a 'terra das cachoeiras gigantes', Prudentópolis, situada na região centro-sul do Paraná, tem mais de cem cachoeiras catalogadas em todo o seu território. As quedas variam entre 80 e quase 200 metros de altura.
Firmo Mendes de Queiroz
/div>
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje.
O brasão do município é representado pelos seguintes símbolos: do lado direito as folhas da erva-mate, muito produzida em Prudentópolis; do lado esquerdo ramos de trigo e ao centro o pinhão, onde encontra-se representado o mapa do município, em azul, com seus três distritos identificados por três estrelas.
São símbolos do Município a bandeira, o brasão e o hino, instituídos em lei.”
O Brasão é encimado por oito torres, apenas cinco visíveis, significa que a cidade sede da comarca. A cor metal prata simboliza a amizade , equidade, justiça, inocência e pureza, o chaverão vermelho qual um compasso aberto simboliza a coragem, valentia e audácia dos desbravadores.
A Bandeira de Arapiraca é um dos símbolos oficiais de Arapiraca, município de Alagoas....As cores da Bandeira representam:
30 de Outubro
O nosso "HOSANA" a Manoel André.
Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: "ramo que arara visita". Porém, de acordo com o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, a palavra "Arapiraca" originou-se do termo tupi arupare'aka, que significa "farpas".
Tu, liberdade formosa, Gloriosa hosana entoas: - Salve, ó terra vitoriosa, - Glória à terra de Alagoas!
Com sete estrofes, a obra foi escrita em 1867 para celebrar o aniversário do imperador Dom Pedro II. O pesquisador Felipe Rissato, que reside em Belém do Pará, descreve a seguir, com mais detalhes, como foi o processo que resultou no achado da composição e o que ela representa para o país.
O hino reconhecido como do Brasil era de autoria de Francisco Manuel da Silva (1795/1865) e foi apresentado em 1823 em comemoração à Proclamação da Independência do Brasil.
No hino, Alagoas é a estrela radiosa que refulge ao sorrir das manhãs.. É a maga estrela entre as estrelas irmãs… É a alma pulcra dos nossos avós…. ... Sei que o alagoano tem uma alma bonita, até mesmo pulcra (vide significado abaixo, no glossário), como diz o hino.
A letra do nosso hino oficial, por ele escrita em fevereiro de 1894, a pedido do Governador Gabino Besouro, foi adotado como hino do estado de Alagoas em 6 de junho seguinte, pelo Decreto nº 57, juntamente com sua música, de autoria do maestro Benedito Raimundo d Silva.
Na emancipação política de Alagoas, já com o nome de Alagoas, foi escolhida como capital da nova Capitania. ... A palavra é de origem indígena, significando terra alagadiça (o que tapa o alagadiço), que deu origem ao riacho com o mesmo nome.
O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. Antes de sua fundação, em 1609, morava em Pajuçara Manoel Antônio Duro que havia recebido uma sesmaria de Diogo Soares, alcaide-mor de Santa Maria Madalena. ... O nome Maceió tem denominação tupi 'Maçayó' ou 'Maçaio-k' que significa 'o que tapa o alagadiço'.
A agropecuária, desenvolvida numa região que se estende do litoral à Zona da Mata, é um componente essencial para a economia estadual. Alagoas é o quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Outros importantes cultivos são o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, abacaxi, coco-da-baía, laranja, algodão e fumo.
Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.
Quem nasce ou reside na cidade de Maceió é chamado de Maceioense. O estado Alagoas possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Nordeste do Brasil. A capital do Estado Alagoas é Maceió. Quem nasce ou mora no Estado Alagoas é chamado de Alagoano.
Quem nasce em Macéio é Maceioense.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras ...