A oposição à passagem de uma corrente alternada oferecida por um capacitor é chamada de reatância capacitiva e depende do valor da capacitância e da frequência da corrente alternada e é medida em ohms. Quanto maior a capacitância mais baixa será a reatância ou a resistência a passagem do fluxo da corrente alternada.
Essa reatância capacitiva é inversamente proporcional a frequência da corrente. É medida em ohms e é igual à recíproca do inverso do produto de 2π pela freqüência em hertz e pela capacitância em farads, onde Xc < 0. Onde C é a capacitância dada em Farads, f é a freqüência dada em Hertz, Π é o Pi(3,14159...).
Capacitância eletrostática é o quanto um capacitor é consegue acumular de energia potencial elétrica, a unidade de medida no SI é o Farad (F).
Dessa forma, sua capacidade eletrostática permanece constante. No Sistema Internacional de Unidades, a carga elétrica é medida em coulomb (C), o potencial elétrico é dado em volt (V) e a capacidade eletrostática é dada em farad (F).
Na associação de capacitores em paralelo as placas negativas dos capacitores são ligadas entre si. Da mesma forma, as placas positivas também são ligadas entre elas. ... Neste caso, todos os capacitores têm a mesma ddp (diferença de potencial elétrico), ou seja, V = constante.