Naufrágios: Antigos objetos usados na navegação
A sua finalidade é basicamente obter a posição da embarcação de modo a permitir uma navegação segura. Explicação: A bússola ,o astrolábio,a luneta,a esfera armilar e o quadrante foram os principais...
Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
A bússola é um objeto de orientação geográfica desenvolvida 2000 a.C, ela tem essa função pois sua agulha magnetizada sempre aponta para o Polo Norte da Terra. A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica.
A NAU FOI OUTRO MEIO DE TRANSPORTE UTILIZADO EM VIAGENS LONGAS E A SUA CAPACIDADE AUMENTOU AO LONGO DO TEMPO, INDO DE DUZENTAS TONELADAS NO SÉC. XV ATÉ ÀS QUINHENTAS NO SÉCULO XVI. FOI LARGAMENTE USADA NO CAMINHO DAS ÍNDIAS ONDE ATINGIU O SEU AUGE.
Os Portugueses praticavam uma navegação de cabotagem, utilizando a barca e o barinel, embarcações pequenas e frágeis, até ao século XV, altura em que foram substituidos pela Caravela e pela Nau. ... A bússola foi provavelmente o instrumento de navegação e orientação mais usado durante os descobrimentos.
Era utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro. Caravelas: "Tinham a característica de terem velas em formato triangular e trouxeram a inovação da navegação em ziguezague contra o vento, chamado de bolinar." Esses barcos usavam a força dos ventos para locomoção do barco nos mares.
Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e permitia determinar a distância entre o ...
Tecnologias das Grandes Navegações As tecnologias analisadas nesta aula são o astrolábio, o quadrante, a bússola, a caravela, a cartografia e a balestilha. Além disso, o intuito é o de que os alunos compreendam as relações entre a monarquia e os grupos sociais no processo da Expansão Marítima.
Os principais fatores para a expansão marítima europeia estão na centralização do Estado, na concentração de riquezas nas mãos reais e na disponibilidade de tecnologia marítima.
Diversas são as invenções que tornaram possíveis as grandes navegações , a principal delas foram os barcos a vela , os quais os navegantes viajaram durante meses ,de maneira segura em alto mar, a segunda foram temperos para conservar os alimentos durante meses e a terceira , o uso da bússola para orientar-se nas ...
As bússolas, as caravelas e o astrolábio.
Dentre as invenções temos: A bússola; As caravelas; O astrolábio. As grandes navegações, foi um período de designação que ocorreu entre o século XV e o XVII, começando com os portugueses, logo após os espanhóis e mais a frente outros países que adentraram em busca de novas rotas para as diferentes formas de comércio.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar:
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Entre as causas da expansão marítima europeia temos o comércio com o oriente, que gerava grandes lucros aos Europeus durante o período das Grandes Navegações. A queda de Constantinopla também impulsionou indiretamente, visto que essa cidade era um entreposto comercial que ligava o comércio do oriente com o ocidente.
Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI.