Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários. Textos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e tendem a causar emoção. São textos informativos e objetivos. Estética.
Confira 10 dicas que podem ajudar você.
A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.
Ademais, existem cinco funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
A literatura pode ter também a função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão. Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo, ou seja, “prendê-lo”.
A Teoria Literária tem como objetivo o estudo da Literatura como área do conhecimento. É possível, por exemplo, observar um livro ou um conjunto de obras produzidas em determinado período como o registro de uma época, encontrar sinais de mudança social e até mesmo identificar traços de evolução da psique humana.
A literatura é de grande importância para a sociedade. Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.
Estas obras literárias explicam o que aprendemos nas aulas de História, um grande exemplo é a escravidão, que aprendemos tanto na disciplina de História quanto em geografia, e as obras literárias provam isso, alguns autores escreviam sobre a escravidão.