As tubas uterinas transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero. Por elas passam em direção oposta os espermatozoides e é onde, habitualmente, ocorre a fecundação. As tubas uterinas estão subdivididas em quatro partes: uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
As tubas uterinas, também conhecidas como trompas de falópio, é uma porção do sistema reprodutor feminino. Elas estão localizadas entre cada ovário até o útero, apresentando algumas funções importantes no Ciclo Reprodutivo da mulher.
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.
A fecundação, encontro do espermatozoide com o ovócito, ocorre na tuba uterina. O desenvolvimento do embrião ocorre no útero.
Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto. Discoidal: A divisão ocorre em uma área de disco que não apresenta vitelo. Ocorre em ovos telolécitos (grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula). Superficial: A divisão ocorre na periferia do zigoto.
trompas de falópio
Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.
Na gastrulação, a blástula sofre mudanças e ocorre a formação dos folhetos embrionários. A gastrulação inicia-se com a formação da chamada linha primitiva na superfície do epiblasto, uma região de células localizada acima da blastocele. ...
Logo após a formação do zigoto, ocorre uma etapa denominada de segmentação ou clivagem. Veja a seguir como ela ocorre: Inicialmente o ovo inicia uma série de divisões mitóticas, também chamadas de clivagens, que originam células que recebem o nome de blastômeros. ... A cada divisão, as células ficam, portanto, menores.
É um processo biológico desencadeado pela fecundação que se manifesta através de sucessivas mitoses dividindo o ovo, uma única célula, em células menores ou blastômeros, formando uma estrutura pluricelular. A clivagem varia com o tipo de ovo e o ovo se caracteriza pela quantidade de vitelo presente.
O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação. Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.
Explicação: Clivagem Radial caracteriza-se por alternância de divisões em planos horizontais e verticais a partir do ovo. Clivagem Espiral a segmentação total e espiral ocorre com ovos heterolécitos como os de anelídeos e moluscos.
clivagem. (a) clivagem de um mineral: plano preferencial relacionado com a estrutura cristalográfica e com ligações cristalinas mais fracas que fazem com que o mineral tenha ruptura preferencial segundo esses planos.
Nos estudos das ciências sociais, a chamada clivagem social é o processo de separação ou fragmentação dos grupos sociais, sejam em subgrupos ou em novos grupos, pelos motivos mais diversos possíveis.
Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).
vítreo, brilho típico do vidro e de minerais com índice de refracção entre 1,3 e 1,9. Cerca de 70% dos minerais apresentam este tipo de brilho, incluindo quase todos os silicatos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, halóides, óxidos e hidróxidos de catiões leves, como o alumínio e magnésio.
O grupo dos silicatos é o maior grupo de minerais, sendo compostos principalmente por silício e oxigénio, com a adição de catiões como o magnésio, o ferro e o cálcio. Alguns dos mais importantes silicatos constituintes de rochas comuns são o feldspato, o quartzo, as olivinas, as piroxenas, as granadas e as micas.
2- Alocromáticos: São aqueles minerais cuja cor é variável. São incolores quando puros. Os fatores principais responsáveis para a produção da cor nos minerais são variados e complexos.