Muitas pessoas não sabem, mas existem 7 modalidades oficiais de ginástica, divididas em oito categorias. A mais conhecida é a Ginástica Artística, por estar presente desde a primeira Olimpíada da Era Moderna.
Você sabe quais os tipos de ginástica existentes? Quando se fala em ginástica, nas diferentes modalidades praticadas em academia ou até mesmo nas olímpicas, é fato que esse estilo de exercício físico vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo fitness.
São seis categorias destinadas à competição masculina e quatro categorias para as mulheres disputarem. Neste post iremos apresentar cada uma delas e entender as diferenças que elas apresentam. Vamos começar falando sobre as categorias exclusivas para os homens.
Movimentos ondulatórios, feitos por toda extensão do corpo da atleta, são chamados de onda. O pivô consiste na rotação em 360º com o apoio do pé ou outras partes do corpo. E o movimento chamado véu é quando rotações com a corda são feitas em torno do corpo da atleta.
É obrigatório que o atleta, durante a série, execute movimento em apenas uma das barras. A série normalmente é composta por saltos mortais, elementos de impulso, balanços e de força e movimentos estáticos, com fluidez entre eles.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Apesar de não possuir o nome Ginástica, o Parkour pode ser considerado uma modalidade. Recentemente, a Federação Internacional de Ginástica reconheceu o esporte e está trabalhando para que entre como modalidade nas Olimpíadas.
A Ginástica Artística é a mais famosa dentre as Ginásticas. Esteve presente desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. É uma das modalidades de esporte mais tradicionais do mundo.
A modalidade cavalo com alças é composta por um aparelho fixo com as medidas de 1,6m x 35cm, de formato próximo ao retangular. Ele possui duas alças na parte superior, que os atletas se apoiam para realizar a apresentação. As performances são baseadas em giros em volta do “cavalo”, movimentos pendulares.
Ele apresenta exercícios com agachamentos, corrida, uso de cordas e bolas, além dos já estabelecidos pesos de academia, utilizando desses para alcançar o ganho muscular sem perder o foco no condicionamento físico.
Além disso, os movimentos apresentados são divididos entre estáticos e dinâmicos. Os movimentos estáticos são caracterizados pela execução de um exercício com uma posição de equilíbrio por pelo menos 3 segundos, já os movimentos dinâmicos realizam-se com a movimentação do volante.
Se você está começando na prática de yoga, a bola suíca é um excelente investimento! Uma ótima opção é a bola suiça da Live Up, com 65 cm de diâmetro. Confira abaixo as melhores ofertas do produto:
Durante as performances da ginástica rítmica, é obrigatório o uso de aparelhos, como a corda que as atletas movimentam com as mãos ou jogam no ar, enquanto fazem giros e saltos.
Diferente da ginástica olímpica, a ginástica de academia é uma excelente alternativa para quem não é atleta e busca uma junção eficiente entre condicionamento físico e estética corporal.
A ginástica rítmica reúne acrobacias e movimentos de dança para a execução das performances. A modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos apenas na edição de 1984, em Los Angeles, apesar de ter início no antigo Egito.
A performance nesse aparelho envolve salto, giros e é obrigatório que seja feita a troca de barra pelo menos uma vez. Os oito elementos de maior dificuldade, incluindo a saída, são pontuados.
De acordo com Lucas, "A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva em que são realizadas demonstrações de exercícios que unem elementos da dança, teatro, música e outros movimentos corporais. São utilizados itens específicos para a sua execução como corda, arco, fitas, bola e maças."
De acordo com Lucas Moreira, "as ginásticas olímpicas são modalidades esportivas com regras pré-determinadas, sendo a ginástica artística a mais conhecida delas, até reconhecida por muitos pelo nome de ginástica olímpica.
Nas Olimpíadas de Tóquio, as competições serão apenas individuais tanto para a categoria masculina quanto para a feminina, de acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2020.
A competição de argolas é composta por uma estrutura com dois cabos e cada um com uma argola na base, onde os atletas se apoiam. A base do aparelho tem 1,20 metros de altura e ficam a 5,80 metros do chão.
O esporte exige força, flexibilidade, agilidade e capacidade de expressão facial e corporal sintonizados com a música selecionada e com os aparelhos utilizados para a apresentação.
As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente. As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.
É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em ...
Resposta
As provas masculinas consistem em exercícios de solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre cavalo, barras paralelas e barra fixa horizontal. As provas femininas são exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Alguns ginastas são treinados para todos os tipos de provas.
Confira nossas 4 dicas de exercícios de ginástica localizada
São eles:
Historicamente, esta modalidade desenvolveu-se ao longo do século VIII, graças ao surgimento das atividades circenses. Contudo, apenas no século XX, tornou-se uma modalidade competitiva, com uma federação internacional que logo fundiu-se à FIG.
A história da ginástica artística é mais antiga do que pensamos. Acredita-se que os gregos praticavam diversos movimentos e acrobacias em alguns aparelhos com o intuito de atingir a perfeição física. A ginástica grega era uma preparação do corpo tanto para a prática de outros esportes, como para o treinamento militar.
A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. ... Desde então, o Brasil, vem se destacando em competições internacionais e evoluindo na progressão do esporte, se espelhando em outras potências consagradas da modalidade.
Idealizada por Pehr Henrick Ling (1776–1839), a ginástica sueca surgiu com a finalidade de extirpar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, possuía um caráter não acentuadamente militar, mas sim “pedagógico” e “social”.
Os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica são: O método francês busca a preocupação com o aperfeiçoamento motor, por meio do desenvolvimento da aptidão física e dos exercícios considerados naturais, não aceitando de maneira alguma os exercícios artificiais e forçados.
Ljunggren (2011), com base em Lindroth (1974), sintetiza a ginástica de Ling em sete pontos: 1) Princípio da precisão de movimentos; 2) Princípio da forma/formalidade do exercício; 3) Princípio da seleção; 4) Princípio da progressão; 5) A lição de ginástica; 6) A disciplina e 7) A participação de todos.
As escolas de ginástica Suecas têm como principal característica a formação de indivíduos voltados para a composição corporal e estética destinadas à guerra, sendo por isso focadas nas correções anatômicas e possíveis "defeitos" de ordem física.
Entende-se a ginástica como forma de trabalho corporal, realizado em espaço fechado, ao ar livre, na água, com ou sem aparelhos e materiais, com ou sem utilização de musica, proporcionando experiências corporais que visem à conscientização do próprio corpo, suas possibilidades de movimento e a busca de um estilo .
A ginastica francesa surgiu baseada na ciência e voltada a vida civil, mas tinha um forte espirito militar marcante. ... Coronel Amorós também foi considerado precursor da ciência da análise e mecanismo do movimento. Outra característica importante além da eficiência também a beleza do movimento.
ALEMÃO; método ginastico executado em aparelhos em contato com a natureza, com caráter pedagógico de formação moral e disciplinar. CALISTÊNICO; método formado por um conjunto de exercícios, com movimentos rápidos , ritmados e com paradas bruscas.
A ESCOLA ALEMÃ- CONTEXTO HISTÓRICO Surgiu no início do século XIX ( 1800); Finalidade de regenerar a raça, promover a saúde e desenvolver a moral da população; A preocupação com a saúde física e força moral, advinha da necessidade e utilização desse povo para a produção e defesa da pátria.
Ginástica para a juventude e A ginástica alemã são expressões de um movimento que passa a pensar os exercícios físicos como elementos essenciais na formação do indivíduo. Ambos apresentam como característica comum a apropriação de práticas corporais já conhecidas, repensam-nas com finalidades e objetivos específicos.