Na circulação sistêmica, o sangue segue para o corpo e retorna ao coração. Já na pulmonar, o sangue segue em direção ao pulmão e retorna ao coração. Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração.
Resposta. Resposta: animais como os artrópodes e a maioria dos moluscos têm circulação aberta ou lacunar: o sangue circula pelo interior de vasos e também por espaços existentes entre os órgãos. Nos anelídeos, nos moluscos cefalópodes e nos vertebrados o sangue flui exclusivamente pelo interior de vasos.
No sistema circulatório aberto, o sangue circula além dos vasos sanguíneos, podendo circular por espaços ou lacunas entre os órgãos, já no sistema circulatório fechado, o sangue circula somente dentro dos vasos sanguíneos.
Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. ... No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos.
No sistema circulatório fechado, presente em todos os anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados, o líquido circulatório é denominado sangue e circula exclusivamente em vasos, promovendo maior pressão e rapidez para o fluxo, atingindo grandes distâncias e tornando-o muito mais e ciente no transporte de substâncias.
A circulação do sangue é o movimento do sangue originado pelo bombeamento do coração que o envia para as artérias. A função circulatória é, basicamente, uma função de transporte. O termo circulação refere-se ao movimento de um fluido ao longo de um circuito fechado.
A grande circulação ou circulação sistêmica é a que ocorre entre o coração e todos os tecidos do corpo, tendo por função básica distribuir oxigênio às células. O sangue circula pelo corpo, promovendo a troca de oxigênio e nutrientes por dióxido de carbono (CO2) e resíduos.
→ A circulação nos seres humanos O sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado segue, então, para o ventrículo direito. Do ventrículo direito, é bombeado para os pulmões via artérias pulmonares.