Características de um bom precipitado: -ter baixa solubilidade; -ser fácil de recuperar por filtração; -não ser reativo com os constituintes da atmosfesra; -de composição química conhecida após sua secagem ou, se necessário, calcinação; -ser produto de uma reação completa.
O fator gravimétrico é representado pela razão entre a massa atômica ou massa molecular da substância procurada (numerador) e a massa da substância pesada (denominador).
A gravimetria por precipitação é uma técnica analítica que usa uma reação de precipitação para separar os íons de uma solução. A substância adicionada para causar a precipitação é chamada de precipitante ou agente precipitante.
A Gravimetria de volatilização envolve a separação de componentes de nossa mistura ao aquecer ou decompor quimicamente a amostra. O calor ou a decomposição química separam quaisquer compostos voláteis, resultando em uma mudança na massa, que pode ser medida.
Método Gravimétrico: Os Sistemas de Enchimento e Dosagem do tipo gravimétrico utilizam a balança para “pesar” o material durante o processo de enchimento, e em determinadas aplicações, a própria balança controla o enchimento através do acionamento de saídas digitais de acordo com o peso.
Em química analítica, análise quantitativa é o estudo de métodos para separação e determinação da quantia de um componente em uma mistura ou solução.