Quais as 3 classes de antidepressivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
3.1. Inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
3.2. Inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina.
3.3. Antidepressivos tricíclicos.
3.4. Moduladores dos receptores 5-HT2.
3.5. Antidepressivos tetracíclicos e unicíclicos.
3.6. Inibidores da monoaminoxidase.
3.7. Antidepressivo melatonérgico.
Quais são os inibidores seletivos da recaptação de serotonina?
Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) Os ISRS incluem citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e vilazodona.
Quais são os antidepressivos atípicos?
Os medicamentos antidepressivos atípicos são aqueles que não se encaixam em nenhuma das classes mais comuns, que são os antidepressivos tricíclicos, inibidores da monoaminoxidase e também os inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
Qual o mecanismo de ação dos inibidores de IMAO?
Quanto ao mecanismo de ação, os inibidores da MAO-A vão permitir o aumento da concentração de neurotransmissores na fenda sináptica, o que leva a um aumento da serotonina e noradrenalina, desencadeando um efeito semelhante aos antidepressivos tricíclicos.
O que significa monoamina oxidase?
A monoamina oxidase [EC 1.4.3.4 (MAO)] é uma enzima localizada na membrana externa da mitocôndria que usa a flavina adenina dinucleotídeo (FAD) como cofator enzimático para catalisar a conversão oxidante de uma amina em seu aldeído correspondente, produzindo também amônia e peróxido de hidrogênio.
Quais doenças estão associadas a enzima monoamina oxidase mão?
Uma das terapêuticas que se destaca são os inibidores da Monoamino Oxidase, que tanto atuam na Doença de Alzheimer como na Doença de Parkinson. A MAO é uma flavoenzima com duas isoformas (MAO-A e MAO-B) que está envolvida na desaminação oxidativa de monoaminas.
O que significa inibir a recaptação de serotonina?
Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento de síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade. Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina no corpo e no cérebro.
O que ativa a serotonina?
Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e, em casos mais severos, tomar remédios.