Mesmo assim, neste primeiro momento, a internet via satélite é atrativa justamente por sua acessibilidade: a consultoria Teleco divulgou um relatório em abril deste ano que constatou que apenas 248 dos 5.
“Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências. Também é necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal”, afirma.
a internet via satélite é ideal para pessoas e empresas que precisam de conexão em ambientes remotos ou de forma móvel; a internet fibra óptica costuma ser a melhor opção para pessoas ou empresas que se encontram em centros urbanos mais desenvolvidos, e em ambientes fixos.
Segundo a Anatel, a Algar apresenta o melhor índice de satisfação e qualidade pelos usuários, atingindo a pontuação de 6,89, conforme a seguir:
A Internet via rádio é mais indicada para quem não tem outra alternativa de acesso à banda larga ou não quer pagar caro pela conexão via 3G/4G. A Internet por cabo ou fibra ótica devem ser mais estáveis, podem oferecer uma maior velocidade e uma melhor latência (importante para quem joga online).
Seja com internet pré-paga, fibra óptica, satélite, etc. Com esse aumento, a Anatel fez uma pesquisa para descobrir qual a melhor internet fibra. Com a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, de 2019, as operadoras regionais lideram o ranking. Como a Unifique, Copel, Brisanet, Sercomtel e Algar.
Liderando a lista de melhor internet residencial está a TIM, seguida da Claro, Algar e então, a Vivo. Também é possível acessar os dados coletados pela Anatel de acordo com a região do país, ótimo para quem deseja analisar mais a fundo a situação das operadoras em seu estado.
Atendimento em São Paulo
A operadora vencedora, considerando o Brasil inteiro, foi a Claro NET, que venceu as categorias de “melhor velocidade” e “melhor provedor”, enquanto a Vivo foi eleita como “maior satisfação” entre os usuários.