EQST

Porque Fazer O CAT?

Porque fazer o CAT?

A emissão da CAT, além de se destinar para fins de controle estatísticos e epidemiológicos junto aos órgãos Federais, visa principalmente, a garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS ou até mesmo de uma aposentadoria por invalidez.

O que é o que é CAT?

O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo para incentivar as pessoas a aperfeiçoarem suas habilidades para conquistar um emprego ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas ...

Como entrar no CAT?

Entre no site: http://previdência.gov.br/;

  1. Na barra à esquerda, em “serviços à empresa”, selecione “Cadastro de Comunicação de Acidente – CAT” (ou clique diretamente no link);
  2. Leia a página que se abre a faça o download do aplicativo;
  3. Instale o arquivo exe baixado;
  4. Siga as instruções na tela.

O que precisa para ir no CAT?

O único site autorizado a oferecer o cadastro de currículo para o CAT é o maisempregos.mte.gov.br gerido e administrado pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho. O cadastro online no CATe e MTE Mais Empregos é sempre gratuito! Tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

Como saber se sou cadastrado no CAT?

Como verificar se a CAT foi registrada Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.

Como ver dados do Cadúnico?

Como saber se estou no CadÚnico por telefone Para isso, você pode ligar para o número gratuito seja por telefone fixo ou celular. Quando ligar, é só selecionar a opção número 5 e depois seguir as instruções. O atendimento é de segunda a sexta-feira e vai das 7h às 19h.

Quanto tempo tenho para abrir a CAT?

A lei não fala em prazos para o trabalhador, mas para a empresa, que tem prazo de um dia útil após o dia do acidente para emitir a CAT, podendo ser multada, caso não o faça.

Quanto tempo tenho para dar entrada no CAT?

Todas as empresas são obrigadas a fazer a CAT até primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, independentemente se houve ou não afastamento do funcionário em função do fato. Em caso de morte do trabalhador, a companhia precisa fazer a comunicação de maneira imediata.

O que acontece se a empresa não abrir Cat?

A não emissão da CAT faz com que o trabalhador, ao entrar com pedido de benefício junto ao INSS, receba o auxílio-doença, e não o auxílio-doença acidentário, o que, por conseqüência, faz com que o empregado não tenha direito ao recolhimento do FGTS durante a vigência do benefício, e, recebendo alta, também não tenha ...

Pode ser feita a CAT retroativa?

Empresa ou empregador doméstico que não emitir a CAT dentro do prazo terá de pagar multa variável. O valor pode ser entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição, e pode ser aumentada no caso de reincidências.

Como informar CAT em atraso?

A comunicação do acidente de trabalho à Previdência Social deve ser realizada através do site da Previdência Social: www.cadastro-cat.inss.gov.br ou em alguma das agências do INSS.

Quais as doenças caracterizadas como doenças do trabalho?

Também são consideradas doenças de trabalho as enfermidades que não ensejam a perda da capacidade laboral, como simples queda ou até mesmo um pequeno corte.

Quais as principais doenças do trabalho?

Principais doenças ocupacionais

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.