Essas agitações acontecem quase sempre quando algum manejo irrita as abelhas, tudo começou quando ainda no dia anterior resolvi inspecionar todos os enxames desse meliponário.
A explicação que encontraram é aparentemente simples, apesar dos milhares de anos que separam os fatos. Essas espécies evoluíram para sobreviver a ataques de abelhas ladras. Isso mesmo, na natureza é comum ação de ladras sobre ninhos de abelhas sem ferrão, sem proteção natural das picadas.
Apicultor formado pela APACAME (Associação Paulista de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Européias) APTA (Associação Paulista de Técnicos Apícolas) e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Piedade – SP – Curso de Apicultura Nível Avançado.
As espécies de marimbondo costumam fazer seus ninhos em troncos de árvores, presos a galhos e em beirais de casas. Alimentam-se de néctar, frutos e, principalmente, de outros insetos e larvas.
Primeiramente, os marimbondos são insetos que pertencem à ordem dos himenópteros. Eles são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. ... Para completar, eles são importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural.
Primeiramente, os marimbondos são insetos que pertencem à ordem dos himenópteros. Eles são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. Elas são divididas em favos, que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos. ...
A rainha, única fêmea que pode ser fecundada e botar ovos, e os machos, chamados zangões, servem apenas para a reprodução.
1 Zool Denominação comum aos insetos himenópteros, da família dos vespídeos e outras, como a dos pompilídeos e a dos eumenídeos, podendo ser solitários ou sociais, de tamanho maior que a vespa, providos de ferrão na extremidade do abdome, cujas asas anteriores são mantidas dobradas, quando em repouso, no sentido ...
“As asas das vespas, que também são conhecidas popularmente como marimbondos, ficam apontadas para cima, ao contrário das asas das abelhas, que ficam na horizontal”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP).
Um exemplo são as picadas das abelhas da espécie anthophora.
Alguns autores chegaram a cogitar que os bichos utilizem algumas referências geográficas próximas da colmeia para se localizarem. Essa memória foi chamada de instantânea (snapshot, em inglês). No entanto, a pesquisa mostra uma capacidade de ler o ambiente de forma muita mais ampla.
Operárias e zangões Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.