Sarça ardente era um arbusto que queimava mas não se consumia pelo fogo, o qual Moisés contemplou na ocasião de sua chamada por Deus para que ele liderasse o povo de Israel em sua libertação da escravidão no Egito.
Alguns estudiosos também enfatizam o fato de que ao mesmo tempo em que a sarça ardente aponta para a autossuficiência de Deus, ela também revela a sua graça soberana, que mesmo sendo onipotente, perfeito e pleno em Si mesmo, Ele voluntariamente escolhe utilizar instrumentos na execução de seus propósitos eternos. Assim, na simples sarça que foi alvo da ação Divina é possível entender que Deus é Aquele que garante sua presença habitando em seu povo.
Portanto, o significado da sarça ardente aponta diretamente para a autossuficiência de Deus, ou seja, o arbusto não era consumido porque o fogo que estava ali não necessitava de combustível para queimar, isto é, a chama que estava sobre a sarça é viva por si mesma, um símbolo da santidade inacessível de Deus.
A Bíblia diz que em dado momento o Anjo do Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo no meio de uma sarça. Quando Moisés olhou para sarça, ele percebeu que ela ardia, mas não se consumia. Aquele fato curioso chamou a sua atenção, e ele foi em direção à sarça para averiguar por que ela não se queimava.
Significado de Sarça Mata densa; silvado, matagal. [Figurado] Grupo de muitas pessoas ou de várias coisas ao mesmo tempo; grupo, reunião. expressão [Religião] Sarça ardente ou sarça de Horeb. Sarça em chamas sob cuja forma Deus teria aparecido a Moisés para anunciar a sua missão.
A história de Moisés diante da sarça ardente está registrada no capítulo 3 do livro de Êxodo. Segundo a narrativa bíblica, Moisés estava apascentando o rebanho de seu sogro, quando o levou para o lado ocidental do deserto, chegando ao Monte Horebe.
O arbusto ardente revelou a imagem da Vossa imaculada natividade. Por isso, hoje nós Vos pedimos: extingui a fornalha das tentações acesa em nós, para podermos exaltar-Vos sem cessar, ó Mãe de Deus. (Octoico, tom 1, Ode 9 nas matinas de domingo).
Muitos significados são dados para a sarça ardente por diferentes intérpretes. Alguns entendem que a sarça ardente seja uma referência ao povo de Israel, um povo perseguido, mas não consumido. Sobre isto, D. L. Moody escreve que “assim como a nação de Israel não foi consumida na fornalha da aflição, assim a sarça ardia e não se consumia, pois Deus estava lá”.
Para quem não conhece, a sarça ardente era o arbusto que queimava, mas não era consumido pelo fogo. Moisés presenciou a cena enquanto era chamado por Deus para liderar o povo de Israel em busca da libertação da escravidão no Egito.
Deus revela-se para Moisés, que assustado, esconde o rosto com medo de olhar diretamente para o Senhor. Mas Deus fala com Moisés e conta ao homem que ele foi escolhido para libertar e conduzir o povo de Israel à Terra Prometida.
M. Henry também observa que “o fogo não estava em um cedro alto e majestoso, mas em um arbusto com espinhos”, no sentido de mostrar que Deus escolhe os fracos e despreza as coisas altivas do mundo, assim como Moisés, que naquele momento era apenas um simples idoso fracassado, um pastor de ovelhas no deserto.
A Sarça Ardente é uma das imagens bíblicas mais vívidas. Ela inspirou muitos artistas e escritores. No entanto, o ícone da Mãe de Deus da Sarça Ardente é realmente a imagem mais significativa e abrangente. Se lembramos que os cristãos primitivos costumavam chamar os ícones de Evangelho pintado, o ícone da Sarça Ardente pode ser chamado de Bíblia pintada porque suas imagens representam algumas narrativas retiradas do Novo e do Antigo Testamento.
Então Ele se revelou a Moisés como sendo o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Ao ouvir tais palavras, Moisés compreendeu que se tratava de uma auto-revelação do próprio Deus, e escondeu o rosto, pois temeu olhar para Deus.
Algumas pessoas ficam em dúvida sobre a expressão utilizada em Êxodo 3:2 que indica que “o Anjo do Senhor” foi quem apareceu no meio da sarça ardente. A questão é que essa expressão no Antigo Testamento muitas vezes significa uma manifestação especial do próprio Deus, ou seja, uma manifestação visível da Divindade chamada na teologia de Teofania. Assim, os estudiosos geralmente concordam que trata-se de uma aparição do Filho, a Segunda Pessoa da Trindade, que revela o Deus invisível (João 1:18).
Quando um dia Moisés estava pastoreando o rebanho de seu sogro, no pé do monte Sinai, o anjo de Deus apareceu a Moisés, numa chama de fogo. Das chamas ouviu uma voz que se identificou como Deus, e que anunciou tê-lo escolhido para libertar seu povo do cativeiro egípcio e conduzi-lo à Terra Prometida.